na cidade

Vive em Corroios? Há um serviço gratuito de reciclagem de eletrodomésticos

Serviço irá direcionar os aparelhos volumosos para zonas específicas onde serão descontaminados e reciclados.
Equipa retira e leva os equipamentos de qualquer lugar.

A reciclagem e as nossas atitudes individuais têm um peso muito grande naquele que é o caminho para uma sustentabilidade eficiente e prática. Reciclar uma garrafa de plástico ou embalagens de cartão é fácil, basta fazer a separação em casa ou simplesmente pegar no objeto e colocar no ecoponto adequado mais próximo. Porém, quando temos de deitar um eletrodoméstico de grandes dimensões fora, além da dificuldade em mover o objeto, não sabemos como reciclá-lo. Não precisa de dar mais voltas à cabeça pois a NiS dá-lhe uma solução gratuita para retirar os monos de casa e ajudar o ambiente.

O Electrão é o novo serviço de recolha facultado pela Associação de Gestão de Resíduos em conjunto com a Câmara Municipal do Seixal. Neste momento, o projeto encontra-se na primeira fase e está apenas disponível na freguesia de Corroios, onde os membros da associação irão à sua casa, arrecadação ou garagem com um veículo de transporte grande o suficiente para garantir que o seu eletrodoméstico é encaminhado para a reciclagem.

Os interessados deverão agendar a recolha através do número de telefone 800 262 333 ou a partir da aplicação municipal “Eu Participo”, uma ferramenta onde também pode reportar casos concretos e ocorrências do espaço público de todo o concelho do Seixal. Os agendamentos têm de ser marcados entre as 10 e as 17 horas nos dias úteis de segunda a terça-feira.

Deve ter, pelo menos, um eletrodoméstico volumoso para recolha como por exemplo uma máquina de lavar, um frigorífico, uma arca congeladora ou outro equipamento com estas dimensões, ou seja, eletrodomésticos como micro-ondas, pequenos fornos elétricos, máquinas de cafés e robôs de cozinha não são motivo para agendar a recolha. No entanto, na hora de recolha, pode entregar estes produtos mais pequenos em conjunto com o eletrodoméstico grande, sendo que também pode adicionar pilhas e lâmpadas.

Esta iniciativa que traz grandes vantagens para os munícipes e para o ambiente foi pensada porque, segundo a autarquia, “muitos equipamentos elétricos de grandes dimensões, que são colocados na via pública para que sejam transportados pelos serviços municipais, acabam por ser desviados do circuito oficial antes da chegada da viatura da autarquia”, o que causa prejuízos para a saúde humana e do meio ambiente, já que estes aparelhos não iam ser descontaminados.

A recolha de equipamentos elétricos volumosos, diretamente em casa dos cidadãos, é um complemento à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão. Pode consultar a lista online.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA