“Vinho & Fauna: Degustação e Conversa Sobre Biodiversidade”. É este o nome do evento que vai decorrer no próximo dia 25 de novembro, sexta-feira. A iniciativa é de entrada gratuita e acontece na Casa da Biodiversidade, no Parque Metropolitano da Biodiversidade, entre as 21 e as 23 horas.
O vinho desempenhou um importante papel a nível comercial, cultural e religioso ao longo da história. A rotulagem dos vinhos portugueses reflete ainda uma forte associação da produção vinícola à biodiversidade local e este será o mote para uma tertúlia informal sobre os animais selvagens, que ilustram os rótulos e vivem no Seixal.
Estima-se que em 2000 a.C. já se produzia vinho nos vales do rio Tejo e Sado, uma tradição com mais de 4000 anos de cultura. O objetivo é dar a conhecer aos participantes um pouco mais sobre a cultura e história vínicas, mas não pense que é um curso de enologia, o vinho só vem acompanhar a conversa.
A atividade é destinada aos adultos e tem apenas 20 vagas abertas, que já se encontram preenchidas. O Parque Metropolitano da Biodiversidade já foi inaugurado e conta com múltiplas atividades ao longo da semana. Porém, este projeto ainda se encontra em fase de expansão, pelo que será, segundo a Câmara Municipal do Seixal, o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, ficando apenas atrás do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.