Em Portugal, é estimado que a Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) afete mais de 60 mil pessoas, o que representa cerca de 0,6 por cento da população total, tendo em conta os dados disponibilizados pela Associação de Apoio e Inclusão do Autista. Já no mundo, é estimado que um em cada 100 miúdos sofra desta perturbação do desenvolvimento do cérebro, que é caracterizada pela dificuldade de comunicação e interações sociais.
Estes números têm sido cada vez maiores ao longo do tempo. Nos últimos 30 anos, verificou-se um aumento dos casos e tal pode dever-se “à consciencialização relativamente ao autismo, das mudanças nos critérios de diagnóstico e do facto de as crianças serem diagnosticadas cada vez mais cedo”, como explica a Federação Portuguesa do Autismo (FPDA).
Desta forma, é cada vez mais importante falar sobre estas temáticas e sensibilizar outros para as especificidades desta perturbação. Foi a pensar nisso que a freguesia de Corroios acolheu as “Conversas sobre Autismo”.
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Setúbal juntou-se ao Ginásio de Competências e organizou um “momento de partilha, aprendizagem e enriquecimento sobre o Autismo”. O evento decorrerá este sábado, 13 de maio, das 15 às 17 horas, nas instalações do ginásio, no número 3 da Rua Santiago Kastner.
Estas conversas de sensibilização da perturbação contarão com três oradores: Filipa Teixeira, assistente social na APPDA Setúbal, Carmen Cristino, vice-presidente da associação e mãe de jovem-adulto com autismo, e Hugo Amarante, da direção do Ginásio de Competências e pai de jovem com a perturbação.
As vagas para o evento são limitadas e poderá inscrever-se através do formulário online. O valor da inscrição reverte para a APPDA Setúbal.
Carregue na galeria para conhecer mais iniciativas da APPDA Setúbal.