na cidade

Vai nascer um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão no Seixal

Autarquia vai comparticipar com um milhão de euros para o projeto de autonomia e bem-estar de pessoas com deficiências.
Autarquia aprovou outros apoios e projetos.

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública realizada no dia 26 de junho, a comparticipação financeira no valor de um milhão euros à ANPAR — Associação Nacional de Pais e Amigos de Rett, com vista à construção do futuro Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão. No total, esta obra candidatada ao Plano de Recuperação e Resiliência, representa um investimento de dois milhões e duzentos mil euros, sendo financiada pelo referido programa governamental em um milhão e cem mil euros, garantindo o município seixalense o restante valor necessário para a sua concretização.

“A deficiência é um nicho da população bastante vulnerável à exclusão social, logo cabe-nos criar respostas eficazes e adequadas às necessidades e expectativas daquela população, promovendo a sua autonomia e bem-estar”, diz Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Até ao momento ainda não é conhecida a localização deste centro nem existem perspetivas ou datas de conclusão. De qualquer forma, trata-se de um novo equipamento que chegará ao Seixal nos próximos tempos e que irá mudar a vida de muitas pessoas com deficiências no concelho.

Também no que toca aos apoios concedidos a famílias, social e financeiramente mais vulneráveis, a autarquia aprovou a renovação das medidas de apoio extraordinárias no âmbito da Ação Social Escolar, tendo sido aprovada a continuidade da alimentação gratuita para os alunos do Escalão B (cujos agregados familiares integram os 1.º e 2.º escalões do abono de família), nomeadamente os alunos das escolas do 1.º ciclo do ensino básico e as crianças da educação pré-escolar da rede pública do município, com efeitos a 1 de setembro de 2024, durante todo o ano letivo escolar 2024-2025, abrangendo ainda todos os períodos em que as escolas se encontram encerradas durante esse ano letivo.

O executivo aprovou também apoios de 30 mil euros à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal e à Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, visando a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual. Por fim, ainda foi anunciada nesta sessão a intenção de apostar fortemente na construção, ampliação e requalificação de várias escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

Entre as intervenções previstas, contam-se as ampliações, conservações e requalificações das escolas do 1.º ciclo e pré-escolar de Arrentela, Bairro Novo e Quinta do Conde de Portalegre. O executivo aposta também na construção de novas escolas do 1.º ciclo e ensino pré-escolar em Fernão Ferro, Foros de Amora e Corroios.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA