na cidade

Vai haver passeios de bicicleta e de barco na Semana Europeia da Mobilidade

A comunidade escolar do Seixal também vai ser envolvida com visitas aos operadores de transportes públicos. 
Foto: Jorge Velez.

A Área Metroplitana de Lisboa é uma das zonas mais bem servidas em termos de transportes do País, quer de metro, comboio, autocarro, elétrico ou até barcos. Ainda assim, por vários motivos, há portugueses que continuam a deslocar-se maioritariamente de carro no seu percurso diário.

Se é um desses casos e tem a possibilidade de deslocar-se de transportes, aproveite a Semana Europeia da Mobilidade para trocar o carro por um meio de transporte mais sustentável. Este ano, a Câmara Municipal do Seixal e a AMESEIXAL (Agência Municipal de Energia do Seixal) assinalam esta semana com a promoção de algumas iniciativas para sensibilizar os cidadãos para mudarem os comportamentos, de forma a promoverem um território mais limpo.

No sábado, 18 de setembro, tem dois eventos gratuitos para aproveitar. Das 9 horas até às 12h30, há um passeio turístico pelo Núcleo Urbano Antigo do Seixal com visita ao Parque Urbano do Seixal, Quinta da Fidalga, Centro Internacional de Medalha Contemporânea e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. As inscrições já estão abertas.

A partir das 16h30 há uma Hora do Conto, com a temática da mobilidade. O objetivo é fazer uma leitura interativa para estimular os miúdos com o gosto pela leitura e mobilidade. Não há inscrições e os lugares vão ser preenchidos consoante a chegada dos participantes.

No domingo, 19 de setembro, há mais dois eventos. Pode começar por participar na Volta à Área Metroplitana de Lisboa em bicicleta, que vai passar nos concelhos de Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Setúbal, Palmela, Moita, Montijo e Alcochete. O passeio começa no Parque da Vila na Quinta do Conde e termina neste local.

Da parte da tarde, das 14 às 17 horas, há um passeio de barco na Baía do Seixal diferente do habitual. A bordo da embarcação Baía do Seixal há uma mergulhadora que vai recolher lixo no fundo do mar e pode acompanhar a atividade. O ponto de encontro é na Estação Náutica Baía do Seixal e as inscrições são feitas por email (gssi@nullcm-seixal.pt).

O Seixal On é uma marca criada no âmbito do projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização que tem feito várias iniciativas no concelho do Seixal. Entre os projetos estão o ecorrestaurante Brisa na Baía com uma cozinha solar, aplicações para smartphone e portal web, a instalação de quiosques verdes, carros elétricos, pontos de carregamento elétrico para automóveis, ecopontos, iluminação pública e contadores de água inteligentes. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA