na cidade

Ioga, meditação e workshops: tudo o que pode fazer na Casa Capaz em novembro

O programa começa já esta sexta-feira, dia 5 de novembro. Há propostas para toda a família.
Ninguém fica de fora.

Situado bem no centro da zona histórica do Seixal, mais precisamente no fim da tradicional Rua Paiva Coelho, existe um espaço onde a pedagogia Montessori é seguida à letra e onde, sobretudo, pais e filhos se encontram com um objetivo comum que resulta, em última instância, no bem-estar de toda a família. Já é universo conhecido na cidade há cerca de cinco anos e, por isso, a Casa Capaz dispensa apresentações.

Ao longo do ano, o projeto, que se autointitula como um “atelier para miúdos e graúdos”, esforça-se para tirar de casa pessoas de todas as idades desta região da margem sul do Tejo para que possam conhecer aquela que é, para as duas irmãs Ana e Marta, responsáveis pela Casa Capaz, uma “pedagogia tão inspiradora”: a Montessori.

No entanto, além deste método que envolve a educação dos miúdos e a consciência de que podem vir a desenvolver por si próprios a sua autonomia, este espaço organiza atividades relacionadas com outras temáticas.

E este mês de novembro é o exemplo perfeito para se confirmar como vários universos distintos são capazes de se juntar na Casa Capaz. Depois de se ter preparado em grande e de ter agendado uma série de atividades que vão estar a acontecer ao longo de novembro, o espaço está pronto para começar a receber as primeiras inscrições.

“E que atividades são essas?”, pode estar a questionar-se. Quem por lá anda já quase que sabe a resposta e não estranha: falamos-lhe das habituais aulas de ioga, formações, sessões de meditação, workshops e ciclos.

Por exemplo, já a partir desta sexta-feira, 5 de novembro, vai estar a decorrer, para todos os pais (ou não) que se interessem pelo tema, uma formação de Parentalidade Consciente. Já no fim de semana de 14 de novembro, domingo, haverá uma sessão de meditação em Família e logo cinco dias depois dá-se início, a 19 de novembro, a um novo Círculo de Mulheres. Esta é uma atividade, como o próprio nome sugere, dirigida ao público feminino, pretende levar todas as mulheres a pensar em si como um ser individual.

No fim de semana de 20 e 21 de novembro, vão estar a acontecer os Ciclos Montessori e o Workshop Montessori, respetivamente. Por estes dias, os miúdos são o centro das atenções (e da conversa). O objetivo destas iniciativas passa por fazer quem nelas participa quais são os métodos, as bases e por aí adiante desta técnica que remonta os fins do século XIX e os inícios do século XX. 

A terminar outubro em grande, à sexta-feira, 27 de novembro, e ao sábado, 28, a Casa Capaz torna-se no espaço principal de ioga no Seixal, já que junta duas modalidades: ioga em família e ioga, única e exclusivamente, para os miúdos. No dia seguinte, domingo, 28, os mais novos continuam a não ser esquecidos e será a vez de colocarem as mãos na massa — e nos ingredientes e condimentos — na sessão de culinária desenvolvida a pensar neles.

De seguida, carregue na galeria para ficar a conhecer melhor cada atividade, os horários e, claro, como se pode inscrever.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA