na cidade

Este sábado há uma oficina de origami no Seixal

O evento acontece na Biblioteca Municipal do Seixal. A participação é gratuita mas tem de fazer a inscrição.
Está marcada para sábado, 11 de dezembro.

Não se pode afirmar com toda a certeza, mas há quem diga (e defenda) que o origami surgiu no Oriente. Mais concretamente, nos altares dos Budas, onde habitualmente, as pessoas deixavam oferendas. Por serem muito pobres, começaram elas mesmas a recorrer a este ritual ancestral e criavam, em papel, formas como doces e flores, que representassem aquilo que queriam oferecer à sua figura devota.

Com o passar dos anos, o origami foi passando de geração em geração, atravessando continentes, e hoje é uma técnica presente em todo o mundo. Os miúdos, sobretudo, são quem mais lhes presta atenção. Afinal de contas, ter a capacidade de criar milhares de formas em papel é coisa que para além de os entreter, também estimula a criatividade, a concentração e por aí adiante.

É por reconhecer a importância que o origami pode ter no desenvolvimento dos mais novos que a Biblioteca Municipal do Seixal apresenta este sábado, 11 de dezembro, uma oficina desta arte dedicada aos filhos, mas também aos pais. Sim, leu bem. Se há muito que não tem um programa com os miúdos, esta pode ser a oportunidade perfeita para quebrar esse jejum.

Segundo um comunicado da Câmara Municipal do Seixal, esta oficina “alia a fantástica arte de dar vida a simples folhas de papel à arte da expressão dramática”, prometendo que “pais e filhos são desafiados a entrar numa viagem especial”. “E se… todos pudéssemos voar?” é o nome da iniciativa promovida pela Biblioteca Municipal, que vai estar a decorrer a partir das 17h30.

Com a dinamização de Patrícia Paisana Antunes, a sessão de origami está destinada ao miúdos dos três aos 12 anos bem como aos familiares que os acompanharem. A participação é gratuita, mas atenção: é obrigatório fazer a inscrição através do número 210 976 100 ou do email biblioteca.seixal@nullcm-seixal.pt.

Para aproveitar o dia (e quem sabe o fim de semana) com os miúdos, pode também ir com eles aos parques do concelho. Uma coisa é certa: brincadeira não vai faltar. Para conhecer os espaços para os mais novos se divertirem, basta carregar na galeria.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA