na cidade

Seixalenses, o Centro Náutico de Amora vai ser inaugurado em maio

A abertura do equipamento é um dos destaques do programa das celebrações da Revolução dos Cravos no concelho.
Marque na agenda.

O novo Centro Náutico de Amora vai ser inaugurado no dia 8 de maio, domingo, pelas 11 horas. Toda a população está convidada a estar presente nesta que é um das maiores inaugurações dos últimos anos no concelho. Tal como a NiS já tinha noticiado, a abertura oficial está integrada na programação das celebrações do 48.º aniversário da Revolução dos Cravos.

O equipamento municipal já tinha sido apresentado na Nauticampo, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em fevereiro, onde a NiS teve oportunidade de ficar a conhecer em detalhe as suas principais valências.

Serão o Clube de Canoagem de Amora e a Associação Naval Amorense as duas coletividades que irão beneficiar na sua totalidade do Centro Náutico de Amora. Um dos objetivos desta construção é permitir que todos os atletas destas instituições possam vir a desenvolver cada vez mais e melhor as modalidades praticadas no rio Tejo.

Entre elas, sendo uma das atividades principais, estará a canoagem. Porém, o Centro Náutico de Amora reúne condições para que outras modalidades, como vela, stand up paddle, natação e triatlo possam ser praticadas na sua máxima expressão. Segundo informação avançada pela autarquia à NiS, a estrutura está igualmente preparada para a organização de iniciativas ligadas ao windsurf ou barcos-dragão.

“Simultaneamente foram criadas melhores acessibilidades ao plano de água através de novas rampas. Entre os edifícios do centro náutico e a Rua dos Operários existe um espaço que forma uma praça central, que poderá servir para a realização de inúmeras atividades”, aponta ainda a autarquia no mesmo comunicado.

A construção do Centro Náutico de Amora foi feita sobre um terreno cedido pela Câmara Municipal do Seixal. O município apoia deste o primeiro momento ambos os clubes na edificação deste projeto. Ao todo, falamos-lhe de um investimento a rondar os 3,5 milhões de euros.

No mesmo dia desta inauguração, segunda-feira, dia 25 de abril, a programação no concelho do Seixal inclui outras iniciativas. Por exemplo, das 9 horas às 12h30 estará a decorrer a 36ª. Estafeta 25 de Abril, nas ruas de Arrentela. Pelas 10 horas haverá uma homenagem ao 25 de Abril, na Praça 1.º de Maio, no Seixal.

Logo de seguida, pelas 11 horas, será colocada a Bandeira da Liberdade de Homenagem ao 25 de Abril, na Rotunda da Quinta de Santa Rita, na Torre da Marinha. Já em Lisboa, mas igualmente inserido nas comemorações do concelho do Seixal, vai decorrer o desfile comemorativo do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade, pelas 15h30. Se quiser saber mais informações, pode ler este artigo da NiS com o programa completo das celebrações do 25 de Abril.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA