na cidade

Seixal tem um novo projeto de recolha de resíduos biodegradáveis

A segunda fase da iniciativa deverá chegar a 32 mil habitantes do concelho.
Tudo pelo ambiente.

No nosso dia a dia acumulamos centenas de resíduos orgânicos que resultam, por exemplo, dos restos de comida. No entanto, ao contrário do que acontece com o plástico e cartão, juntamos tudo no nosso caixote de lixo e não fazemos a separação do lixo.

Para ajudar a melhorar o ambiente, o concelho do Seixal tem um novo sistema de recolha seletiva de resíduos biodegradáveis, O projeto “Recolher Porta a Porta para Valorizar”, integrado no programa do Seixal On, pretende fazer a recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis nas zonas já abrangidas pela recolha porta a porta de resíduos indiferenciados.

Na primeira fase, que começou em 2019, o projeto desenvolvido pela Câmara Municipal e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos chegou a cerca de mil moradias de Belverde, Marisol e Vale de Carros.

A segunda fase, que deverá arrancar este ano, vai abranger mais 15 mil moradias e uma população de 32 mil habitantes, nas localidades de Vale de Milhaços, Verdizela, Fernão Ferro, Foros de Amora, Pinhal Conde da Cunha, Pinhal de Frades e Redondos. Esta ação permitirá a recolha de mais de quatro mil toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis evitando a sua deposição em aterro.

Se quiser participar no projeto, o processo é simples. Basta aceitar o contentor castanho de 120 litros, facultado gratuitamente pelo município do Seixal. Ao depositar os resíduos orgânicos neste contentor estará a contribuir para a transformação dos resíduos num composto, aplicado depois em produções agrícolas da região. 

A marca Seixal On foi criada no âmbito do projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização. A iniciativa da Câmara Municipal de Seixal junta um conjunto de projetos inovadores, assentes em soluções tecnológicas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar o município mais sustentável. 

Entre os projetos do Seixal On estão o ecorrestaurante Brisa na Baía com uma cozinha solar, aplicações para smartphone e portal web, a instalação de quiosques verdes, carros elétricos, pontos de carregamento elétrico para automóveis, ecopontos, iluminação pública e contadores de água inteligentes. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA