Andar de barco é uma experiência única, agora com estes dias mais quentes sabe muito bem levar com a brisa do mar e alguns salpicos de água, de vez em quando. Vai poder ter esta oportunidade de uma forma totalmente gratuita com as novas datas dos passeios turísticos, que incluem uma viagem no rio Tejo em embarcações tradicionais.
A Câmara Municipal do Seixal, no âmbito da Rota da Ecologia e da Faina do Tejo, irá realizar o Passeio em Embarcação Tradicional do Tejo e a Rota Barcos do Tejo, com o objetivo de os cidadãos conhecerem o rio que banha o concelho e a própria cultura do território.
Os passeios têm um limite de seis pessoas por viagem, por isso tem de ser rápido a garantir a sua inscrição a partir do site do município seixalense. Após a inscrição nos passeios, caso não possa comparecer, deve informar o serviço da autarquia, com a maior antecedência possível, para que seja possível a participação de outros interessados. A realização dos passeios está dependente das condições climatéricas, pelo que poderão vir a ser cancelados, caso estas se prevejam adversas.
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, afirma que o Seixal tem um “imenso potencial turístico” e que está a procurar “consolidar e expandir” esta vertente, sendo que estes passeios são um grande atrativo para os seixalenses e também para os munícipes dos concelhos vizinhos interessados em desfrutar do seu tempo de lazer “com qualidade”.
O primeiro passeio desta lista está marcado para dia 27 de setembro, das 9 às 13 horas, na Estação Náutica Baía do Seixal na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira. Esta viagem será efetuada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo. Vai realizar-se um passeio no Tejo a bordo de uma embarcação tradicional com acostagem na Doca da Marinha, em Lisboa, para visita à Estação Fluvial Sul e Sueste.
A segunda está reservada para o dia 1 de outubro, também das 9 às 13 horas, junto ao portão do Moinho de Maré de Corroios. Aqui está previsto um passeio pedestre circular desde o Moinho de Maré de Corroios até à Ponta dos Corvos. Inclui a observação do sapal de Corroios, antigas indústrias, quintas com história, praias e paisagens únicas sobre o Estuário do Tejo e a cidade de Lisboa, uma caminhada com cerca de 13 quilómetros. Leve calçado confortável e uma garrafa de água.