na cidade

Seixal Green Market regressa em setembro com novo local

O evento realizava-se no Parque Urbano do Seixal. Agora, vai decorrer ainda mais junto ao rio Tejo.
Esta edição promete.

A próxima edição do mercado mais verde do Seixal terá como tema a “mobilidade mais sustentável” e volta a acolher projetos, empresas e marcas locais e regionais que contribuem, cada uma à sua maneira, para criar um mundo melhor e um concelho mais amigo do planeta. Porém, esta não é a única novidade e grande mudança, já que esta edição, que se irá realizar entre os dias 7 e 8 de setembro, vai mudar de local.

Antes, tudo decorria no Parque Urbano do Seixal, uma vez que se trata de um espaço verde e com uma envolvente que se encaixa no conceito. Assim, o Seixal Green Market vai ser transferido para a Praça 1.º de Maio, na frente ribeirinha do Seixal, mesmo na zona do passadiço pedestre e jardim. Agora vai poder conhecer todos os projetos e fazer as suas compras com uma vista incrível para Lisboa e para o rio Tejo.

O Green Market reúne uma seleção de marcas, produtores agrícolas, associações, artesãos e artistas que pretendem criar um mundo melhor. Produtos da horta acabados de colher, cosmética natural, artesanato com materiais reciclados, plantas para a sua casa e jardim, mel, azeite e outros produtos da terra, brinquedos e outros artigos ecológicos para uso diário são algumas das muitas sugestões que poderá encontrar.

Este protejo pretende, assim, ser um espaço de divulgação de empresas locais e regionais inspiradoras e que promovam um modo de vida mais sustentável e consciente. O evento inclui uma zona de comidas saudáveis, com um programa de animação e eco-oficinas gratuitas.

“O Seixal Green Market é um conceito que irá ter o maior sucesso, pois é atual, apelativo e futurista, ou seja, tem todos os ingredientes para vingar e se afirmar entre a população. Este ponto de encontro entre produtores e consumidores acontecerá sempre no Parque Urbano do Seixal, algo que nos deixa bastante satisfeitos porque vai dar ainda mais vida a um espaço verde requalificado e central, com vários equipamentos de recreio e uma vista privilegiada para a Baía do Seixal e para Lisboa”, diz Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

Apesar deste mercado ser uma novidade, o concelho seixalense já está habituado a este tipo de iniciativas. O melhor exemplo disso é o 4UP Market, organizado pelo 4UnityProject que, além de ter produtos e marcas sustentáveis, promove um comércio de troca, como acontece com as roupas usadas e em segunda mão.

Para participar e anunciar o seu projeto sustentável, basta contactar a Câmara Municipal do Seixal a partir do email seixal.green.market@nullcm-seixal.pt, ou a Mizuca — Oficina de coisas pelo email seixalgreenmarket@nullgmail.com. A iniciativa é uma organização conjunta entre o município e a Mizuca — Oficina de Coisas e espera-se que centenas de pessoas venham conhecer o melhor mercado sustentável da Margem Sul. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA