Desde 1998 que o concelho do Seixal faz parte da Rede Europeia das Cidades Saudáveis, uma longa viagem que, depois de muitas iniciativas e projetos, valeu ao município um prémio que reconhece a nível europeu o projeto “Seixal Saudável”. O momento decorreu em Viana do Castelo, durante a Conferência ODSlocal’23, onde Paulo Silva, presidente da autarquia seixalense, recebeu o galardão.
“Seixal Saudável” é um projeto de desenvolvimento da saúde no município do Seixal, que se realiza através de parcerias entre diversas instituições do concelho. Surge no âmbito do Movimento das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS), sustentando-se na Rede Europeia de Cidades Saudáveis e na Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis. O projeto conta, atualmente, com a participação de 116 parceiros que contribuem para que o Seixal seja uma cidade cada vez mais saudável.
Paulo Silva, assumindo o desafio de implementar soluções para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, considera o concelho do Seixal como uma “Smart City”, já que o município foi pioneiro em diversas práticas de sustentabilidade.
Entre as ações, podemos destacar o Plano Municipal de Habitação do concelho do Seixal, que prevê o realojamento de 1513 famílias até 2026, tendo sido, até à data, realojadas 220 famílias e o Seixal Criativo, um projeto inovador que inclui um centro de aprendizagem e experimentação que permite aos jovens a aquisição de conhecimento nas áreas da ciência e tecnologia, bem como a experimentação de soluções para desafios locais e globais.
Salienta-se também que o município seixalense foi o primeiro, de toda a península de Setúbal, a disponibilizar uma recolha seletiva de biorresíduos. Encontra-se ainda a realizar um grande investimento no projeto do Parque Metropolitano da Biodiversidade que, no futuro, abrangerá uma área superior a 400 hectares, tornando-se o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.
O concelho do Seixal tem atualmente 127 indicadores de progresso e 22 projetos inscritos na plataforma ODSlocal com práticas inovadoras e sustentáveis e que cumprem, pelos menos, dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Além dos projetos, o município tem ainda cinco exemplos de boas práticas, nos quais estão inseridos o Seixal On, vencedor de um prémio em 2022, o projeto Seixal Saudável, o Plano Educativo Municipal, a Rede Municipal de Hortas Urbanas do Seixal e o Pacto Territorial para o Diálogo Intercultural do Seixal — Espaço Cidadania.
Se também quer fazer a diferença, carregue na galeria e descubra os produtos de limpeza da Mercearia Castiça, que são feitos a partir de óleo reciclado.