na cidade

Seixal Criativo regressa com um grande nome internacional do mundo do design

A próxima conferência do projeto jovem debate a importância do design no processo criativo. Henrique Cayatte é o convidado.
A entrada é livre.

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que juntou, o ano passado, 80 alunos do ensino secundário. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal.

Esta conferência, agendada para o dia 13 de julho, pelas 10 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, marca mais um passo em frente para os alunos do segundo ano do projeto Seixal Criativo, numa sessão em que também serão divulgados os projetos desenvolvidos pelos alunos que transitam do ano anterior e em que vai já participar a turma com novos estudantes, que se inscreveram neste ano letivo.

Esta será uma oportunidade de partilha de conhecimentos entre os alunos que já estão integrados no projeto e aqueles que iniciam agora a sua formação no mundo das novas tecnologias e da inovação. A entrada é livre e qualquer membro da população pode assistir.

O orador convidado é Henrique Cayatte que, sob o tema “Voltar ao Seixal depois de Viajar pelo Mundo”, vai falar sobre a importância do design em qualquer processo criativo e projeto, com base na sua vasta experiência na área.

Henrique Cayatte é designer e professor na Universidade de Aveiro. Tem mais de 40 anos de vida profissional que atravessaram o design editorial, a fundação e design do jornal “Público” e da “Egoísta”, bem como conteúdos de vários museus. Foi presidente do Centro Português de Design e integrou a direção europeia de design Icograda.

Atualmente desenvolve atividade como designer gráfico, em Portugal e noutros países, e lidera a S+A Design Henrique Cayatte, no âmbito do design associado à arquitetura e ao espaço público. Na conferência, serão ainda apresentados os projetos dos alunos e feito o ponto de situação do trabalho desenvolvido neste ano letivo.

Edmundo Nobre, coordenador do projeto, fará um enquadramento do Seixal Criativo e dos projetos dos alunos para começar a conferência. Depois seguem-se as apresentações dos trabalhos de 2023 e um ponto situação dos projetos de 2024. Logo de seguida, irá falar o convidado Henrique Cayatte. O momento termina com um discurso do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, e uma visita às instalações do espaço de trabalho do Seixal Criativo.

Carregue na galeria para conhecer a área de trabalho dos jovens inscritos no Seixal Criativo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA