A luta pelos direitos humanos continua em todo o mundo e a verdade é que estamos longe de conseguir que todos os seres humanos tenham acesso às necessidades básicas. Porém, este movimento sempre foi muito mais difícil para as mulheres, já que, mesmo dentro das nações desenvolvidas, existem desigualdades de género.
Na próxima quinta-feira, 24 de outubro, assinala-se mais um Dia Municipal para a Igualdade, instituído em 2010 pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. O concelho do Seixal junta-se às celebrações desta data, dando especial destaque aos 50 anos do 25 de abril e à sua importância na promoção de valores como a igualdade, a inclusão e a participação.
A primeira atividade será uma visita à exposição “Mulheres de Abril Somos”, inaugurada no dia 15 de outubro na Biblioteca Municipal do Seixal. Esta mostra é um tributo às conquistas das mulheres alcançadas após a Revolução dos Cravos e um apelo à continuação da luta por mais igualdade e direitos. Tem também uma forte componente reivindicativa e alerta para os retrocessos e o incumprimento de direitos ocorridos ao longo dos anos.
Trata-se de um convite à reflexão sobre o percurso histórico através do olhar das mulheres e um alerta para os desafios que ainda persistem. Ao celebrar as conquistas do passado, a mostra tem também o objetivo de inspirar as novas gerações a continuarem a luta por um futuro mais igualitário e justo para todas as mulheres.
No 50.º aniversário da Revolução dos Cravos, celebra-se também o papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática. A Revolução de Abril abriu portas a profundas transformações na vida das mulheres, garantindo o acesso universal à saúde, habitação e educação, além de conferir o direito ao voto e a participação política.
Depois, será altura de participar numa conversa que conta com a presença de duas mulheres de gerações diferentes, que vão partilhar as suas histórias de vida, falar sobre as conquistas das mulheres ao longo dos últimos 50 anos e refletir sobre os desafios que ainda persistem no caminho para a plena igualdade. Regina Marques, dirigente do Movimento Democrático das Mulheres (MDM) e Inês Marcelino, técnica no projeto Estás n@ Mira — E9G, serão as intervenientes neste evento dedicado a mulheres.
Caso não consiga comparecer, saiba que ainda pode ver a exposição da Biblioteca Municipal até ao dia 2 de novembro, sendo que as visitas decorrem de terça a sexta-feira, das 10 horas às 20h30 e sábado, das 14h30 às 20h30. A participação em ambas as iniciativas é gratuita.
Programa
Dia 24 de outubro, quinta-feira
17 horas
Visita à exposição Mulheres de Abril Somos. Com Igualdade Temos Futuro
Biblioteca Municipal do Seixal
17h30
Caminhos de Abril: Uma Conversa sobre as Mulheres e os Seus Direitos
Participação de: Regina Marques, dirigente do Movimento Democrático das Mulheres (MDM), e Inês Marcelino, técnica no projeto Estás n@ Mira — E9G
Galeria de Exposições Augusto Cabrita