na cidade

Seixal celebra 187 anos em novembro e já sabemos o que vai acontecer

Entregas de medalhas, valorização da cultura, desporto e muitas atividades vão marcar o aniversário do concelho seixalense.
A caminho dos dois séculos.

O concelho do Seixal vai assinalar o 187.º aniversário a 6 de novembro. No entanto, para este dia não estão marcadas celebrações. A parte mais institucional, como a entrega de medalhas honoríficas e de mérito será realizada no dia 12 de novembro, com o reconhecimento a agentes culturais, desportivos, empresariais e trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal.

Sem contar com esta vertente, todos os cidadãos do Seixal podem aproveitar um grande conjunto de atividades, enquadradas nesta iniciativa e celebração de aniversário. Sob o lema “Seixal, Terra Que Mora em Nós”, este evento vem despertar o sentido de pertença em cada um de nós e promete “deixar marcas e memórias”, mesmo quando estamos longe.

A primeira atividade em que se pode inscrever é o 2.º Torneio de Xadrez do Concelho do Seixal, que irá decorrer nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal no dia 4 de novembro, às 14 horas. De seguida, pelas 14h30, pode ir a uma tertúlia poética na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços com Mauro Hilário.

Ainda no dia 4 de novembro, às 21h30, vai poder assistir ao momento de dança “A Coleção do Meu Pai”, de Cláudia Dias no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. O bilhete custa 6€, mas existe um desconto de 50 por cento para munícipes, jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

De 9 a 19 de novembro, pode contar com o 40.º Festival de Teatro do Seixal, onde a cultura vai invadir vários locais do concelho. De 20 a 30 de novembro será realizada a “Estação do Livro”, nas escolas do Seixal. Já de 18 a 26 de novembro uma grande parte dos restaurantes do concelho vão participar na Tour do Pitéu.

No dia 24 de novembro, pelas 18 horas, vai poder assistir à apresentação do livro “A intuição da Ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote”, de Pilar del Rio, na Biblioteca Municipal do Seixal. No mesmo dia, às 21 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, vai ser encenada a peça “Romeu e Julieta”, pelo Teatro da Terra. A entrada é livre. As atividades enquadradas no 187.º aniversário do concelho encerram com o Corta-Mato Cidade de Amora, no dia 26 de novembro, às 9 horas.

Este artigo foi escrito em parceria com a Câmara Municipal do Seixal

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA