As temperaturas elevadas deverão manter-se nos próximos dias, durante o mês que celebra os santos populares e marca a entrada do verão, a 21 de junho. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros podem chegar aos 34 graus de máxima, contudo, embora o calor possa vir acompanhado de algumas nuvens e, eventualmente, trovoada.
Em linha com o registado nas últimas semanas, os índices de radiação UV deverão manter-se elevados, por isso as recomendações continuam: uso de protetor sol, chapéu e cuidado acrescido com os miúdos, que devem ser menos expostos ao sol e às altas temperaturas.
Segunda-feira, 9 de junho, deverá ser o dia mais quente da semana. Acompanhado de céu pouco nublado, esperam-se máximas de 34 graus e mínimas de 19. Para terça-feira, preveem-se aguaceiros e possibilidade de trovoada entre as 10 horas da manhã e as 15 da tarde. Já quarta-feira deverá ser o dia mais fresco da semana, com as máximas a descer para os 25 graus, e as mínimas para os 16.
Quinta-feira, 12 de junho, esperam-se temperaturas com máximas a atingir os 27 graus e mínimas os 15. É uma ligeira subida face ao dia anterior, mas ainda acompanhada de algumas nuvens. Estes quatro dias da semana vão estar sob alerta para índice UV muito elevados.
Sexta-feira, 13 de junho, preveem-se máximas de 28 graus e mínimas de 17, com o céu parcialmente nublado. Para sábado, esperam-se temperaturas mais elevadas, que podem chegar aos 27 graus, acompanhadas de mínimas de 16. Para domingo, os termómetros devem ultrapassar novamente os 30 graus, com máximas de 31 graus e mínimas de 20.