Apostamos que já deve ter passado por ela — nem que seja através do ecrã do computador ou do telemóvel. Quem, desde o início de março procurou uma van no Yescapa, uma plataforma de aluguer de caravanas, furgões transformados e campervans em toda a Europa, deve ter encontrado a Salimar como uma das opções.
Afinal, com duche, casa de banho, lavatório, kit de limpeza, de primeiros socorros e de ferramentas, extintor, fogão, geleira e rádio compatível com Apple Car e Android Auto, além de USB, e, claro, cama, mesas e cadeiras, será difícil selecionar um filtro no qual a Ford Transit MK2 de 1980 não esteja incluída. Mesmo ativando a opção “permite animais”, vai ver que aparece a carrinha. “Não queremos que os nossos melhores amigos sejam um impedimento e por isso fazemos questão de que os tragam nas aventuras sobre rodas”, começa por nos dizer o seixalense João Velez, 29 anos.
E se o nome não lhe parece estranho, nós explicamos. Não, não está a ficar doido. Em novembro do ano passado escrevemos sobre ela. Na altura, a famosa van do Seixal encontrava-se estacionada em Belverde e era ali que decorriam as sessões fotográficas apelidadas de “Natal na Carrinha Mágica”. Mas, agora, chegaram as notícias por que tantos esperavam.
É verdade: cinco meses depois da compra, entre transformações, burocracias, avanço e recuo de ideias, a Salimar está finalmente disponível para ser alugada. E o processo não podia ser mais simples.
Basta entrar no site do Yescapa, selecionar as datas de partida e de regresso e as horas de recolha e de entrega. O passo seguinte será colocar alguns dos dados do condutor, isto é, a data de nascimento, e escolher o pacote que prefere. Nesta fase, pode optar pela proposta de 100 ou de 200 quilómetros por dia.
Os valores começam nos 40€ por dia, apesar de variarem em função da época do ano. No caso de reservas para mais de sete dias, ou pedidos feitos cinco meses antes, pode contar com um desconto de dez por cento.
“Sou a Salimar e faço parte de um sonho de menino que agora tem 29 anos. Sofri diversas alterações desde que os meus donos me compraram, em setembro de 2022. Agora podes conduzir-me e fazer parte da minha história (já com 43 anos). Dormir debaixo das estrelas, descobrir os melhores lugares e acordar com as melhores vistas sobre rodas”, lê-se na descrição.
Num momento em que as pessoas procuravam soluções em que fosse possível ter o mínimo de contacto possível com outras, começaram a desenvolver-se alternativas — muitas delas diretamente associadas às campervans. Por continuar a haver uma tendência crescente na procura, o seixalense decidiu trazer a Salimar para o mercado.
Trata-se de uma Ford Transit MK2 de 1980 e, segundo o que nos contou em novembro o atual proprietário, este veículo começou as suas primeiras aventuras em Alpiarça. Deslocou-se depois para o Cartaxo, mas foi em setembro de 2022 que passou a estar numa nova casa. Precisamente no concelho do Seixal. Foi o jovem João Velez que a trouxe e com ela idealizou um dos seus atuais projetos.
Quanto ao nome, esse foi escolhido pelo facto de o filho de João Velez se chamar Salvador Maria. Com menos de um ano, e numa troca caricata de sílabas, este bebé participa assim no projeto do pai, que vê igualmente a mãe — mulher de João — a apoiar a iniciativa incondicionalmente.
“Não inventámos o negócio”, reforça à NiS. “Já existe. Há potencial e mercado para ele e a Covid-19 veio favorecer este setor. Sentimos que muita gente acabou por sair dos hotéis e procurar um turismo diferente e a procura pelas campervans começou a subir e a ficar mais na moda”, acrescenta. Além disso, a loucura pelas autocaravanas já vem a ser alimentada há vários anos pelo atual proprietário da Salimar.
Aos 17 anos, João Velez tatuou uma carrinha no seu corpo. Disse aos pais que tinha sido feita na viagem de finalistas e que era daquelas temporárias, feitas em henna, mas era mentira. 12 anos depois orientou a sua vida, agora já pai e com outros objetivos, assume-se como proprietário desta campervan. “Consigo agora privilegiar o facto de a ter e poder usá-la para mim, além de conseguir proporcionar bons momentos a outras pessoas que irão alugá-la”, partilha.
O principal objetivo da Salimar passa por ser alugada por qualquer pessoa que assim o deseje. Poderá haver outras funcionalidades para a carrinha mais esporádicas, sim, mas o essencial é o seu aluguer. E até já existem projetos para a criação de outra — mas essa só para o ano.
Ainda que hoje a van esteja guardada num armazém em Lisboa, e que o ponto de encontro seja o aeroporto — muito porque a maioria dos seus clientes são estrangeiros —, o proprietário diz-se flexível para a possibilidade de combinar a recolha na periferia da capital. Seixal, claro, está dentro dessa lista.
De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o interior e o exterior da Salimar.