na cidade

Salimar: a campervan que um jovem seixalense transformou para alugar e viajar

Além do aluguer, a autocaravana tem outras funcionalidades. Neste Natal poderá realizar uma sessão de fotografias no veículo.
O responsável pelo projeto e a família.

Se muitos dos setores do turismo decaíram durante a pandemia, o mesmo não se pode dizer a respeito da indústria do autocaravanismo. Num momento em que as pessoas procuravam soluções em que fosse possível ter o mínimo de contacto possível com outras, começaram a intensificar-se soluções — muitas delas diretamente associadas às campervans. Por continuar a haver uma tendência crescente na procura, o seixalense João Velez decidiu trazer a Salimar para o mercado.

Trata-se de uma Ford Transit MK2 de 1980. Segundo o que conta o atual proprietário, de 29 anos, este veículo começou as suas primeiras aventuras em Alpiarça, deslocando-se depois para o Cartaxo, ambas as localidades situadas no distrito de Santarém. Porém, foi em setembro deste ano que passou a estar numa nova casa, precisamente no concelho do Seixal. Foi o jovem João Velez que a trouxe e com ela idealizou um dos seus atuais projetos.

“Não inventámos o negócio”, começa por explicar à NiS. “Já existe. Há potencial e mercado para ele e a Covid-19 veio favorecer este setor. Sentimos que muita gente acabou por sair dos hotéis e procurar um turismo diferente e a procura pelas campervans começou a subir e a ficar mais na moda”, prosseguiu. Além disso, a loucura pelas autocaravanas já vêm a ser alimentada há vários anos pelo atual proprietário da Salimar.

Aos 17 anos, João Velez tatuou uma carrinha no seu corpo. Disse aos pais que tinha sido feita na viagem de finalistas e que era daquelas temporárias, feitas em henna, mas era mentira. 12 anos depois orientou a sua vida, agora já pai e com outros objetivos e assume-se como proprietário desta campervan. “Consigo agora privilegiar o facto de a ter e poder usá-la para mim, além de conseguir proporcionar bons momentos a outras pessoas que irão alugá-la”, partilha.

O principal objetivo da Salimar passa por ser alugada por qualquer pessoa que assim o deseje. Poderá haver outras funcionalidades para a carrinha mais esporádicas como a sessão de fotografias natalícias que se encontra a decorrer — mas o essencial é o seu aluguer. E, inclusive, já tem todas as condições para isso.

O veículo foi comprado por João Velez há dois meses. Em apenas uma semana de trabalho intensivo foi completamente restaurado. Aquela que foi em tempos a Ford Transit MK2 de 1980 com sete lugares rapidamente se tornou numa verdadeira autocaravana. Atualmente conta apenas com três lugares, que são os da frente (o condutor e mais dois ao lado). Tem um balcão, um lavatório, um fogão, um mini fridge, uma cama e uma sanita. Para o restauro ficar completo, só falta mesmo a pintura externa em verde menta.

Assim que estiver — João aponta para o mês de janeiro de 2023 — todos aqueles que pretendam aventurar-se numa campervan pelo País e até mundo fora vão poder fazê-lo. Neste momento, contudo, ainda está a decorrer todo o processo de legalização para que absolutamente nada falhe. 

Sessões fotográficas de Natal na Salimar

A iniciativa recebeu o nome “Natal na Carrinha Mágica”. Corresponde a uma parceria entre João Velez e a fotógrafa profissional de famílias Margarida Pedro. Esta última encontra-se a utilizar a campervan do jovem seixalense como cenário para as fotografias desta quadra. “Embora queiramos dar a conhecer a carrinha por aquilo que é também pretendemos mostrar que tem potencial para fazer diversas ações”, conta-nos ainda em entrevista o responsável pela Salimar.

A propósito, o nome escolhido para a mais recente (e famosa) campervan do Seixal vem do facto de o filho de João Velez se chamar Salvador Maria. Com apenas sete meses e numa troca caricata de sílabas, este bebé participa assim no projeto do pai, que vê igualmente a mãe — esposa de João — a apoiar a iniciativa incondicionalmente. Prova disso é o facto de os três já se terem estreado na sessão de fotografias de família na Salimar.

Os interessados podem recolher todas as informações necessárias numa publicação feita na página do Instagram do projeto. A carrinha encontra-se estacionada em Belverde, no Seixal, e é lá que decorrem as sessões. Quanto aos preços, existem dois planos disponíveis: o Christmas Snow (80€), com direito a dez fotografias em formato digital e o Christmas Star, que inclui 20 fotografias digitais e outras 20 impressas. Ambos os pacotes têm a duração de 40 minutos e acesso a uma galeria online.

Destacamos ainda o facto de ser necessário agendar atempadamente a sua sessão, porque as vagas são limitadas. Para fazê-lo pode enviar um email para margaridapedrophoto@nullgmail.com ou uma mensagem privada através do WhatsApp 912 853 792.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor o interior e o exterior da Salimar.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA