na cidade

Roteiro New in Seixal: estes são os spots que não pode mesmo perder na Amora

Tem restaurantes, um projeto de arte e até um hotel para descansar à beira da piscina. Só tem de levar a carteira.
Foto: Jorge Velez.

O centro do Seixal pode ser o grande atrativo do concelho para os turistas, mas há uma freguesia que também tem muito para ver: a Amora. Tem vários parques urbanos para passear ou praticar desporto, alguns moinhos e até antigas fábricas de vidro para visitar. 

Tal como o Seixal, a história desta freguesia é bem antiga. A primeira referência é de Fernão Lopes, na Crónica de D.João I. O desenvolvimento da Amora começou na Idade Média, graças a vida dos esteiros do Rio Tejo, que facilitaram a ligação das povoações do concelho do Seixal a Lisboa. 

Nesta época desenvolveram-se dois núcleos de população: a Amora de Baixo, situada à beira do rio, e Amora de Cima, junto à Igreja. Até 1836, pertenceu ao concelho de Almada, integrando nesse ano o concelho do Seixal. Ainda regressou a Almada em 1895 quando o concelho do Seixal foi extinto.

No século XIX e XX, esta freguesia teve um forte desenvolvimento industrial. Em 1888, foi instalada a fábrica de Companhia de Vidros, que levou à criação da Sociedade Filarmónica Operária Amorense, em 1898.

Agora, a Amora é uma freguesia, sobretudo, residencial, e com uma grande densidade populacional dividida entre bairros como Cruz de Pau, Fanqueiro ou Belverde.

Infografia: Maria Esteves

Se mora nesta freguesia ou noutra zona do concelho do Seixal, saiba que preparámos um roteiro com os spots que não pode perder. Há restaurantes, espaços de waffles ou lazer, e até um hotel. A Amora tem sido super dinâmica e é um local de passagem para os turistas do concelho — além de um bom sítio para morar. 

Só nos últimos meses abriram dois novos espaços de comida na freguesia. Se for fã de pregos fique a saber que a Pregaria Quarenta é um spot de passagem obrigatória e tem sido um verdadeiro sucesso no concelho. Para aproveitar a vista enquanto petisca e toma uma bebida ao pôr de sol não deixe de passar pelo Amora Lounge.

Após uma refeição num dos vários spots da Amora que valem a pena visitar, pode aproveitar para descansar nas sombras do Parque Municipal do Serrado ou até levar a comida e fazer um piquenique. Recentemente, recebeu um evento ao pôr do sol com música e muita animação para os visitantes.

No final do dia, não se esqueça de fazer o check-in no Evidência Belverde Hotel. Este alojamento é um verdadeiro recanto longe da confusão diária. Tem 71 quartos, uma piscina exterior, um ginásio e salas de reunião.

Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões na Amora.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA