na cidade

Roteiro New in Seixal: 9 spots para conhecer na nova cidade da moda

Percorremos o município com o Huawei P60 Pro na mão e foi difícil encontrar ângulos sem o rio servir de cenário.
Pode fazer um passeio de barco ou apenas desfrutar da vista da baía.

Dizem quem estudou sobre o local que o nome Seixal terá nascido por causa dos seixos existentes naquela zona e que eram utilizados como lastro nas embarcações. A verdade é que é a baía, virada para o rio, é mesmo o grande bilhete postal da cidade. Da pesca aos estaleiros que ali nasceram na época dos Descobrimentos, o grande salto foi dado já no século XX com a indústria a desenvolver-se fortemente na região — e claro o crescimento demográfico que esta impulsionou, também graças às deslocações facilitadas até à capital com a construção da Ponte 25 de Abril em 1966. 

Hoje, o Seixal é um local cada vez mais trendy e procurado por quem quer sair dos grandes centros urbanos, mas sem se afastar demasiado. A NiT pegou no Huawei P60 Pro e foi até lá explorar alguns dos espaços icónicos que não pode perder — seja para quem lá vive ou para os turistas que estão à procura de um bom peixe para almoçar.

Se é esse o objetivo, pode ir diretamente à Baía do Seixal. Por lá não faltam boas opções para comer, com vista para o rio. Esta é a zona favorita dos atletas, até porque têm quilómetros de passeio para uma corrida com um ambiente bem mais agradável do que as ruas repletas de edifícios e carros a passar. Tal como em muitos sítios da cidade, com vistas desafogadas sobre o rio, este é o local perfeito para experimentar a capacidade do smartphone da Huawei. Com a função inteligente de abertura física autoajustável entre F1.4-F4.0, vai captar detalhes na profundidade da imagem que de forma manual seria difícil de conseguir com um telemóvel. 

Se é mais adepto de pormenores e até mesmo de arquitetura, explorar a zona velha é também um passeio que vale a pena fazer. Afastar um pouco da beira-rio e perder-se pelas ruas do Seixal, vivenciando a atmosfera bairrista. 

Não muito longe dali encontra-se a Quinta da Fidalga. Esta propriedade agrícola do século XV pertence hoje ao município e pode ser visitada gratuitamente. Os jardins arranjados, a par dos detalhes em azulejo, são ótimos cenários para as melhores fotografias. Com o Huawei P60 Pro é possível garantir a focagem ideal, graças às objetivas Long Travel Slide Zoom, tanto em planos à distância como em fotografias macro de pormenor.

A câmara do smartphone conta ainda com um menu rápido que apresenta ícones dos modos de fotografia mais utilizados. Para quem tem mãos pequenas, especialmente, esta funcionalidade facilita a utilização com apenas uma mão.

O Seixal é muito forte nas áreas exteriores e não faltam opções de parques para explorar, seja com os miúdos, que podem brincar nos equipamentos do Parque Urbano do Seixal, ou até para um piquenique a dois ou com os amigos no Parque da Arrentela. 

É por aqui que se encontra também o Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal. Este antigo estaleiro está hoje renovado e, além das exposições que contam a história desta região com o rio, há atividades para os miúdos e passeios no rio. O núcleo tem entrada gratuita, mas algumas das atividades são pagas.

Depois de tanto passeio e fotografia, é natural que o Huawei P60 Pro dê sinal de que precisa de ser carregado, mas nem isso é um problema. Seja um jantar longo ou só uma paragem para um café, bastam10 minutos num espaço em que possamos colocá-lo a carregar para obter 50 por cento de bateria. Algo que só é possível graças ao carregamento turbo que este smartphone oferece.

Apesar de apelativo para dias mais quentes, o Seixal é uma cidade que pode bem ser visitada nos dias mais frios. Se não acredita, carregue na galeria para ver alguns destes locais que valem a pensar ser visitados em qualquer altura do ano.

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a Huawei.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA