na cidade

Quiz NiS: Pensa mesmo que sabe tudo sobre a história do Seixal?

Responda a estas dez perguntas para provar se é (ou não) um verdadeiro conhecedor da sua cidade.

Não há muita informação sobre a origem do concelho do Seixal. Sabe-se apenas que terá começado, muito provavelmente, num pequeno núcleo de pescadores, situado na margem sul do rio Tejo. Há poucos dados sobre a população, mas de acordo com os historiadores deveriam rondar os 30 no século XVI, ascendendo às 400 pessoas no século XII — atualmente são cerca de 180 mil habitantes. 

Ainda assim, o Seixal é uma das cidades com mais história do País. Com uma tradição ligada ao Tejo e tudo o que envolve atividades marítimas, os seixalenses sempre foram figuras que não desistiram da pesca, apesar das dificuldades. Por exemplo, o terramoto de 1755 fez-se sentir fortemente no Seixal, obrigando a população a procurar refúgio noutro local. A reconstrução foi lenta, mas o que é certo é que a partir da segunda metade do século XIX, começou a registar-se um grande desenvolvimento económico e industrial. 

Mais recentemente, a instalação da Siderurgia Nacional (inaugurada em 1961) e a ponte sobre o Tejo (1966) permitiram que o Seixal tivesse um novo impulso económico, com um aumento demográfico considerável e uma alteração nas suas caraterísticas. Apesar de, no início do século XXI, servir maioritariamente como dormitório de Lisboa, o Seixal tem-se tornado nos últimos anos num dos concelhos mais dinâmicos e cool da Área Metropolitana de Lisboa.

O caminho até aqui foi complexo e a New in Seixal desafia-o a responder a um novo quiz sobre a história do Seixal. Tem dez perguntas para mostrar o que vale e provar que sabe mesmo tudo sobre o seu concelho. 

Quiz: Pensa mesmo que sabe tudo sobre a história do Seixal?

O Seixal é uma terra cheia de história. Tem um passado rico de informação e há vários momentos históricos que aconteceram no concelho. Mas será que sabe tudo sobre a história do Seixal? É isso que vamos testar. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA