Após anos de alguma relutância em frequentar os tradicionais mercados, as novas tendência de procura de comida biológica e vinda diretamente da terra ou do mar começaram a conquistar as novas gerações. Além da sempre inspiradora relação pessoal que se estabelece entre vendedor e comprador, há lá coisa melhor que ser chamado pelo nome quando se vai comprar fruta? Ou o peixeiro saber que gostamos mais de douradas do que sargo e que nos recomenda o que de melhor tem na sua banca?
É com esta premissa que a Câmara Municipal do Seixal tem apostado na requalificação e dinamização destes espaços de venda. Dentro das iniciativas que mais tem agradado, tanto a vendedores como a compradores, é o chamado “mercado aberto” que tem lugar no Mercado do Seixal.
Assim, é escolhido um sábado por mês onde todos os que entenderem podem divulgar os seus negócios e dinamizar as suas vendas. São instalados lado a lado com os vendedores residentes no espaço. Para este mês de janeiro, a data escolhida é o dia 28 (sábado). Para participar basta inscrever-se até ao próximo dia 20, através do email mercadomunicipaldoseixal@nullgmail.com ou do número 934 826 025. Pode ainda seguir toda a atividade do Mercado do Sexal através da sua página de Facebook.
A localização do Mercado Municipal do Seixal vale por si só uma visita. Com uma bela vista sobre o estuário do Tejo, está inserido no Núcleo Urbano Antigo. A arte também não foi esquecida e é digno de visita também pela pintura mural que ali se encontra e já um ponto de referência do Seixal.