na cidade

Quer aprender a fazer hotéis para insetos? Esta atividade é para si

O objetivo é preservar algumas espécies que garantem a sustentabilidade do ecossistema do Parque Metropolitano da Biodiversidade.
Vai ser super divertido.

Normalmente, os insetos como abelhas, abelhões, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos ou até formigas não são vistos com bons olhos pela população. No entanto, estes animais desempenham um papel fundamental na estabilidade do seu meio ambiente, já que são os principais agentes responsáveis pela polinização, contribuindo para a diversidade e crescimento de plantas. Além disso, ajudam a exterminar muitas pragas, sendo por isso grandes aliados na agricultura.

Como são agentes indispensáveis para a sustentabilidade dos ecossistemas que integram, é necessário proteger os insetos a todo o custo. Para isso, a associação Vita Nativa organiza mais uma atividade, onde vai ensinar os participantes a construir hotéis para insetos.

Geralmente, estes hotéis são criados para atrair insetos polinizadores e auxiliares. Todas as plantas beneficiam com a presença destes seres vivos já que, por exemplo, as abelhas-solitárias e as borboletas irão polinizar a flora do local, e insetos, como a joaninha e as crisopas, irão contribuir para o controlo biológico de pragas, ao se alimentarem de afídios prejudiciais às plantas.

A iniciativa está marcada para o dia 27 de janeiro, sábado, pelas 9 horas, no Parque Metropolitano da Biodiversidade. É neste espaço verde do concelho, que os biólogos da associação realizam atividades e estudam a fauna e flora existente. Além de aprender a construir, vai poder ajudar na construção dos hotéis de insetos, que ficarão instalados no parque.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até ao dia 26 deste mês. O limite máximo de participantes é de 20 pessoas. Por isso, entre no site da Câmara Municipal do Seixal e garanta já o seu lugar. O ponto de encontro será na Casa da Biodiversidade, situada dentro do parque. A atividade deve terminar pelas 11 horas.

Como esta é uma zona com vegetação, leve calçado apropriado, uma garrafa de água e, sobretudo, muita vontade de aprender. Depois de saber tudo sobre os hotéis de insetos, aproveite alguns materiais e ideias para construir também alguns no seu bairro ou jardim. Caso tenha dúvidas sobre o projeto, pode contactar a organização através do email gssi@nullcm-seixal.pt.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA