na cidade

Primeira conferência do Seixal Criativo 2024 é já esta semana

Duarte Araújo é o primeiro convidado do evento e traz consigo a temática da “tecnologia e rendimento desportivo”.
A entrada é livre.

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que juntou, o ano passado, 80 alunos do ensino secundário. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia desenvolvido pela Câmara Municipal do Seixal.

Esta conferência, marcada para o dia 27 de janeiro, pelas 10 horas, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, marca o arranque do segundo ano do projeto Seixal Criativo, numa sessão em que também serão divulgados os projetos desenvolvidos pelos alunos que transitam do ano anterior e em que vai já participar a turma com novos alunos, que se inscreveram neste ano letivo.

Será uma oportunidade de partilha de conhecimentos entre os alunos que já estão integrados no projeto e aqueles que iniciam agora a sua formação no mundo das novas tecnologias e da inovação. A entrada é livre e qualquer membro da população pode assistir.

Duarte Araújo, muitas vezes apelidado de “cientista do desporto”, é o primeiro convidado da edição de 2024. Já trabalhou com Pep Guardiola e José Mourinho, é autor de diversos livros sobre temas como motricidade humana, rendimento desportivo ou métodos de treino e é membro do Conselho Científico do Plano Nacional para a Promoção da Atividade Física.

É também professor de Desporto e Saúde na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde é vice-presidente do conselho científico. Nesta instituição de ensino, é coordenador do laboratório de investigação em Perícia no Desporto, intitulado SpertLab, que tem como missão realizar investigação interdisciplinar para compreender a performance, o treino e a perícia; e coordenador do Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana (CIPER), que gere e promove o conhecimento do desempenho humano para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade, e melhorar ainda o desempenho desportivo.

Nesta apresentação, Duarte Araújo irá dar exemplos de utilizações atuais da tecnologia para o rendimento desportivo realizadas em Portugal e para o mundo, e apontar caminhos para um futuro próximo que os jovens empreendedores e com ligação ao desporto têm a possibilidade de percorrer.

Depois da apresentação do especialista em desporto, Edmundo Nobre, coordenador do projeto, irá fazer um enquadramento do Seixal Criativo e dos projetos dos alunos. O momento segue-se, pelas 11h45, com um discurso do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, e uma visita até às instalações do espaço de trabalho do Seixal Criativo.

De seguida carregue na galeria para conhecer a área de trabalho dos jovens inscritos no Seixal Criativo.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA