na cidade

Prepare-se para o frio: Seixal em alerta amarelo por causa das temperaturas baixas

Não se deixe enganar pelo sol. É tempo para se socorrer de todos os agasalhos. Atenção para a madrugada de quarta-feira.
Frio veio para ficar.

Desde as três horas desta segunda-feira, dia 23, até às sete da manhã de quarta-feira, dia 25, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todo o território de Portugal Continental em alerta amarelo para a persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Para o concelho do Seixal o Instituto aponta a madrugada de quarta-feira como o dia em que o termómetro atinge o seu nível minímo: 3 graus. Alertando, contudo, que em certas zonas se poderão registar valores mais baixos que poderão rondar os 0 graus. Durante toda a semana as noites não irão atingir temperaturas superiores a 6 graus. O tempo frio irá manter-se até final da semana.

Em comunicado, o IPMA refere que as temperaturas baixas são causadas por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”. Esta “descida acentuada dos valores de temperatura”, deve manter-se “sem alterações significativas até ao final da semana” e não há previsão de chuva, ainda segundo o Instituto meteorológico.

De facto, o sol vai brilhar em todo o concelho do Seixal e durante o dia as temperaturas poderão subir até aos 14 graus, com o IPMA a indicar quinta e sexta-feira como dias um pouco mais quentes. O vento também não se irá fazer sentir de forma significativa.

A Proteção Civil faz algumas recomendações à população, nomeadamente, no sentido de manter o corpo quente, através do uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente, assim como proteger as extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol) e calçado quente e antiderrapante.

Aconselha ainda a ingestão de sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de bebidas com álcool, que proporciona uma falsa sensação de calor. Alerta, ainda, os trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior para a utilização de vestuário e calçado adequados e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade. Pede, igualmente, a vigilância de quem pratica atividades físicas no exterior que devem prestar atenção às condições do piso para evitar quedas.

Este tempo mais frio pede bebidas reconfortantes. Carregue na galeria para descobrir sete bebidas quentes que pode fazer em casa.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA