Atualmente, a área que pertence ao Núcleo Urbano Antigo do Seixal é o resultado de vários e longos meses de intervenção para que esta mesma zona, uma vez intervencionada, se transformasse num espaço modernizado e capaz de garantir uma ainda melhor qualidade de vida aos seixalenses. Mas, afinal, como era este território no passado? O que ali, durante muitos anos, existiu? Estas e outras perguntas podem ser esclarecidas este domingo, 20 de novembro, num mega evento a decorrer na cidade.
O Ecomuseu Municipal atribuiu-lhe o nome “A Pé pelo Núcleo Urbano Antigo do Seixal”. Trata-se de um passeio de cerca de duas horas pelo Núcleo Urbano Antigo do Seixal. A ideia, segundo a Câmara Municipal do Seixal numa publicação feita no seu site, passa por desvendar os “aspetos menos conhecidos do público relativos” à área.
“Durante a visita serão abordados aspetos históricos, urbanísticos, arquitetónicos, sociológicos e da tradição local, dando uma panorâmica geral do surgimento e desenvolvimento do povoado, bem como da formação da identidade local”, acrescenta ainda a autarquia na mesma publicação online.
Destinada a adultos e jovens, esta iniciativa tem arranque previsto para as 14h30 e fim marcado para as 16h30. A participação é gratuita. Contudo, os interessados devem enviar um email para ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt ou contactar o número 210 976 112 para garantir o seu lugar. A lotação máxima é de 25 participantes.
De seguida, carregue na galeria para ver as primeiras e mais recentes fotografias do Jardim de Infância de Corroios, que abriu no passado dia 10 de outubro.