na cidade

Prepare as galochas: vem aí uma visita gratuita ao sítio romano da Ponta do Mato

O local, repleto de vestígios da presença romana, apenas é observável quando a maré está baixa. Aproveite a oportunidade.
É este sábado. Imagem do site Lisboa Romana.

Templos, estradas, pontes, aquedutos, minas: existe uma infinidade de construções romanas deixadas como herança ao território português. De norte a sul do País, podem ainda encontrar-se e visitar vestígios deixados por esta civilização que dominou a Europa ao longo de vários séculos. No Seixal, essa mesma premissa não é uma exceção e este sábado, 29 de outubro, há uma atividade que os mais aventureiros não vão querer perder.

O sítio romano da Ponta do Mato, situado na restinga do Alfeite, corresponde a um dos locais que qualquer apreciador de história gostaria de visitar. O local tem a particularidade de ser apenas observável no raso de maré, durante a maré baixa. Lá é possível estar em contacto com uma gigantesca quantidade de ânforas e cerâmicas romanas que se calcula que datem dos séculos I e V depois de Cristo.

São cerca de dois quilómetros de extensão de presença romana que se pode visualizar no sítio romano da Ponta do Mato. As investigações feitas até ao momento dão pouca informação sobre este lugar. Tendo isso em conta, existem apenas algumas teorias sobre o que seria em tempos aquela zona. Contudo, chegou até ao presente a tradição oral que se espalhava na região ao longo da década de 1980 de que existiriam ali tanques de salga e de transformação de peixe. Isto, claro, no período romano.

Para ficar a saber mais sobre estes vestígios encontrados no concelho do Seixal, o Ecomuseu Municipal do Seixal está a desenvolver um programa este sábado, dia 29, que decorre entre as 10 horas e o meio-dia. É destinado ao público adulto e juvenil (a partir dos 12 anos). O ponto de encontro da atividade é junto ao Moinho de Maré de Corroios. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt ou do número de telefone 210 976 112.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA