na cidade

Prepare as agulhas: em fevereiro pode assistir a aulas de costura criativa

O curso presencial consiste em apenas quatro aulas e só tem oito vagas disponíveis.
É a oportunidade para aprender uma arte nova.

A costura não é apenas a atividade do corta e cose à qual as nossas mães e avós nos habituaram a assistir, mas todo um universo com muito por explorar. A costura criativa é uma dessas vertentes e, se tem vontade de desenvolver um novo hobby, temos o curso indicado para si.

Carla Pereira cria peças exclusivas de artesanato, malas e acessórios e agora vai partilhar tudo sobre o seu ofício com os interessados. Num post publicado na sua página de Instagram, a designer partilhou a abertura das inscrições para o curso de iniciação à costura criativa, em formato presencial, no Casal do Marco.

As aprendizagens estão distribuídas por quatro aulas de quatro horas. As oito vagas resultarão em duas turmas. Na sessão, os participantes vão aprender a fazer uma bolsa de telemóvel, uma clutch e ainda uma carteira. O início do curso está previsto para a segunda semana de fevereiro.

Se quer aprender a funcionar com uma máquina de costura, conhecer mais sobre os tecidos e os materiais ou descobrir os segredos para estruturar uma peça, ainda pode inscrever-se ou saber mais informações, por Whatsapp, através do número 966 197 902.

A arte da costura criativa

Com 48 anos, Carla Pereira foi administrativa de tesouraria durante toda a sua vida e a costura nunca fez parte dos seus interesses, apesar de ter crescido numa família de costureiras. A situação alterou-se com a pandemia quando se dedicou à costura criativa, enquanto autodidata, e percebeu que o problema estava na costura convencional.

“Não gostava das máscaras cirúrgicas, achei que podia fazer uma máscara de tecido à mão e fui ao YouTube ver como se fazia”, explica. De seguida, fez bonés para soldadores a pedido do marido e acabaram por surgir as malas, bolsas, nécessaires e carteiras.

Enquanto a vertente tradicional da costura se foca na confeção de roupa, a costura criativa é uma forma de arte que abre espaço para “um mundo enorme”, com nichos que vão das bolsas e acessórios até aos panos de cozinha, do bebé e da mesa posta. Trabalha-se com a máquina, mas o valor artístico desta ocupação está no trabalho manual, que vai dos cortes aos desenhos.

O interesse em torno do curso abre espaço para mais ideias. Carla destaca a sua vontade de ensinar em workshops de macramé, de bonecas de pano e de trabalhos com tecido sintético, que ocorrerão no seu espaço, que ainda se encontra em obras.

“Vai ser um local de trabalho onde vou montar o meu atelier, um espaço de venda, não diretamente ao público, mas online por direto e vou ter os materiais que as pessoas utilizam nos cursos”, explica.

Apesar de destacar que “o mercado está saturado com tanta costureira”, Carla Pereira reforça a importância das aulas presenciais e o potencial do seu projeto, que tem beneficiado em muito devido às redes sociais. “Faço uma publicação e, ao fim de cinco minutos, aquela peça está vendida”, conclui.  

De seguida, carregue na galeria para conhecer algumas das criações de Carla Pereira.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA