As praias do concelho do Seixal estão temporariamente interditas ao público na sequência de um derrame de combustível ocorrido no Terminal Multiusos de Lisboa, na passada terça-feira, 1 de julho. O incidente aconteceu pelas 15h55 durante uma operação de reabastecimento. Segundo a Capitania do Porto de Lisboa, foram imediatamente acionadas equipas da Autoridade Marítima e da Administração do Porto de Lisboa para conter a mancha e preparar a recolha do produto poluente.
Apesar da rápida intervenção, o derrame está a ter impacto na Margem Sul e já obrigou à aplicação de medidas de restrição nas zonas balneares afetadas. No Seixal, foram detetados detritos nos areais da Praia da Velha, Praia dos Barcos e Praia do Seixal, o que levou as autoridades competentes a interditar o acesso a estas praias como medida preventiva.
De forma a garantir a segurança da população e prevenir riscos ambientais e de saúde pública, a Câmara Municipal do Seixal está a acompanhar a situação em articulação com a Capitania do Porto de Lisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Autoridade de Saúde e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Já foi hasteada a bandeira vermelha nos locais afetados e estão a ser afixados editais informativos nos painéis existentes nas praias, alertando os visitantes para os perigos da exposição.
A autarquia sublinha que vai continuar a monitorizar de perto o desenrolar da situação, comprometendo-se a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar da população. Até que estejam reunidas todas as condições para reabrir os espaços balneares com segurança, a recomendação é clara: evitar qualquer aproximação às zonas interditas.
Acompanhe todas as atualizações através do site da Câmara Municipal ou das redes sociais (Facebook).