na cidade

Pegue na mota e junte-se à sensibilização do “Novembro Azul”

Depois do “Outubro Rosa”, que alerta para a prevenção do cancro da mama, chega a vez de se falar de cancro da próstata.
Por uma causa maior.

A delegação do Seixal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Grupo Motard H2O, sediado na Amora, vão unir forças no próximo dia 26 de novembro, domingo. O objetivo é só um: alertar para os sintomas, prevenção e tratamento do cancro da próstata, uma doença exclusiva dos homens, já que as mulheres não possuem este órgão.

“Novembro Azul” é o nome desta campanha, à semelhança do “Outubro Rosa”, que alerta para a prevenção do cancro da mama, que atinge milhares de mulheres anualmente. Para chamar a atenção da população, o grupo motard e a liga convidam os cidadãos a comparecerem com as respetivas motas e fazerem uma marcha pelo concelho.

Neste momento, os participantes vão levar cartazes com mensagens de sensibilização da doença, de modo a alertar os cidadãos do Seixal a não ignorarem os sintomas e os riscos da mesma. O ponto de partida será no Centro Náutico de Amora, na Rua dos Operários, pelas 15 horas.

A partir dali segue-se uma marcha de motos pela frente ribeirinha de todo o concelho. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a próstata é uma glândula com uma dimensão semelhante à de uma noz, que se situa na pélvis, abaixo da bexiga, na frente do reto e atrás da base do pénis, e que envolve a uretra, o tubo que conduz a urina e o sémen do interior até ao exterior do pénis.

A próstata, em conjunto com as vesículas seminais, é o órgão responsável pela produção do sémen. Estima-se que, em 2020, tenham surgido 6.759 novos casos de cancro da próstata no nosso País. As estimativas (Globocan, 2021) indicam que, em 2040, esse número suba para 8.216, o que representará um aumento de 21,6 por cento. Atualmente, este cancro é o mais frequente nos homens.

Se não tiver uma mota, pode sempre optar por mostrar a sua solidariedade com a ação “No Shave November”, onde não corta, nem apara a barba durante todo o mês. Sim, é apenas um gesto simbólico, mas que demonstra aos outros que estamos conscientes do problema e que podemos, nós próprios, alertar para a doença.

Se quiser começar a despachar os presentes de Natal, carregue na galeria para conhecer algumas sugestões da Avião de Encomenda.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA