Conhecido pelas zonas ribeirinhas e icónica baía, o município do Seixal já foi uma das regiões mais ricas em ouro do território nacional. Durante o período romano, este recurso foi intensamente explorado, tornando o local num importante ponto de interesse para o Império Romano.
Para desvendar um pouco mais sobre esta história, vai ser possível conhecer a mineração de forma gratuita, já este domingo, 15 de junho. A visita irá decorrer no Campo Mineiro Romano de Vale de Gatos, na Cruz de Pau, Amora, com início marcado para as 10 horas.
As explorações levadas a cabo por um dos impérios que deixaram mais influência na Europa continuam a ser visíveis ainda hoje e o Seixal é um exemplo disso mesmo. Ainda é possível observar alguns vestígios das antigas atividades mineiras. As minas de ouro de Vale de Gatos ocupam uma área superior a 10 hectares e aqui poderá encontrar vestígios que, à partida, poderiam passar despercebidos ou praticamente invisíveis.
Esta é uma atividade indicada para os apaixonados ou curiosos por minerais e metais, sem necessidade de sair do concelho. É especialmente recomendada a maiores de 12 anos e ideal para miúdos que estejam aprender mais sobre geologia, pedras preciosas ou metais.
Considerado um metal nobre por conseguir resistir à corrosão e oxidação, o outro pode ser encontrado na natureza em forma de veias ou pepitas. A sua raridade e uso em diversas áreas, como comércio, joalharia ou até mesmo tecnologia, contribuíram para o reconhecimento do seu valor ao longo dos séculos.
A visita é gratuita, mas está sujeita a inscrição que pode ser feita por email (ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt). Consulte o site para mais informações.