na cidade

Os miúdos vão poder aprender tudo sobre cereais neste jogo de dominó em Corroios

Enquanto os pequenos se divertem, os pais podem visitar exposição permanente "600 Anos de Moagem" no Moinho de Maré de Corroios.
Eles vão adorar.

Nos dias de hoje, os miúdos estão habituados a ver os cereais já processados e muitos não sabem qual é o formato ou a cor original dos ingredientes que compõem o que muitos consomem ao pequeno-almoço. Mas isso pode mudar, numa atividade que vai ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre este mundo.

Trata-se de um jogo divertido que vai ensiná-los sobre o trabalho realizado durante séculos no Moinho de Maré de Corroios. Trigo, milho, centeio, cevada e aveia são alguns dos cereais que se moíam neste local.

Cada pessoa levava as suas colheitas, pagavam o aluguer do moinho ao responsável e, passadas algumas horas ou dias, iam buscar os seus grãos moídos, prontos para fazer pão ou para serem comercializados nos mercados do concelho.

Cada cereal tem um propósito, e os miúdos do Seixal vão poder aprender todos eles no próximo dia 26 de janeiro, domingo, pelas 15 horas. Para que a aprendizagem seja mais divertida, será feita através de um jogo de dominó. 

O conceito é simples. A peça a ser colocada em jogo tem de ter um dos lados correspondente à que está no chão, ou seja, só pode colocar uma peça de cevada, caso esteja lá um objeto com cevada, por exemplo.

Isto vai fazer com que os miúdos tenham de conhecer os cereais e as suas diferenças para ganhar o jogo. A atividade é gratuita e destina-se a miúdos com mais de seis anos. 

Já que estão no museu, os pais podem conhecer a história do Moinho de Maré de Corroios, enquanto os miúdos competem. Os jogos vão durar até às 17 horas e as inscrições prévias deverão ser feitas a partir do email ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA