na cidade

Os mais novos vão encher a baía do Seixal de cor no concurso das Marchas Populares

Cerca de 450 miúdos vão desfilar pela Avenida da República em representação de várias escolas, no dia 21 de junho.
Foto: Luis Miguel Martins.

As Festas de São Pedro no Seixal são famosas pelos grandes concertos gratuitos e dias de folia, mas existem algumas tradições que, apesar de não serem tão conhecidas, marcam pela criatividade e inovação. Na maioria dos concelhos do distrito de Setúbal, os principais agentes das Marchas Populares são as associações, que durante meses preparam os fatos, as danças e as coreografias.

No Seixal, o cenário é diferente, são os miúdos de várias escolas do concelho que preparam as marchas e saem à rua para dar início às Festas de São Pedro, com um enorme desfile que passa maioritariamente pela Avenida da República.

Marque na agenda o dia 21 de junho, pelas 21 horas, já que 450 miúdos vão encher a baía do Seixal de cor, animação e alegria enquanto marcham pela sua escola. A saída será feita no pavilhão do Seixal Clube 1925, na Rua da União, com passagem pela Rua Paiva Coelho e Praça 1.º de Maio.

As escolas que vão participar são a Unisseixal (marcha convidada), Escola Básica do Bairro Novo, Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira, Escola Básica de Miratejo, Escola Básica Nun’Álvares, Escola Básica da Quinta da Courela, Escola Básica da Quinta das Sementes, Escola Básica da Quinta de São João e a Escola Básica da Quinta de Santa Marta de Corroios.

Este projeto faz parte do Plano Educativo Municipal, sendo que este ano será realizado sob o tema “25 de Abril Sempre!”, envolvendo toda a comunidade educativa, movimento associativo de pais, autarcas, músicos, poetas populares e amigos das escolas. A organização foi da responsabilidade da Câmara Municipal do Seixal, juntas de freguesia, escolas da rede pública, pais e encarregados de educação.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA