na cidade

Os leitores da NiS decidiram: esta é a melhor escola secundária do Seixal

Foram a votos cinco escolas do Seixal. Agora já sabemos quem foi o grande vencedor da votação da New in Seixal.
A escola vencedora.

Na semana passada, a New in Seixal lançou uma votação para saber qual é a melhor escola secundária do concelho. Isto é, quisemos saber qual é a instituição de ensino onde os nossos leitores andaram e colecionam memórias das melhores aulas ou conversas de amigos.

Recorde-se que é nos liceus ou escolas secundários que os adolescentes têm os primeiros namoros, planeiam saídas noturnas, que estão mais complicadas por causa da pandemia, e falam sobre os grandes ídolos musicais ou youtubers preferidos. 

O concelho do Seixal é um dos melhores locais para crescer na Área Metroplitana e por isso mesmo as escolas são um dos grandes atrativos para os pais no momento de escolherem onde vão crescer os filhos. Após uma semana de votação, os leitores da NiS elegeram qual é a melhor escola secundária do Seixal.

A grande vencedora foi a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, com 43,9 por cento dos votos. Em segundo lugar no pódio da NiS ficou a Escola Secundária Dr.José Afonso, com 25 por cento. Para fechar o pódio a Escola Secundária de Amora reuniu 14,9 por cento dos votos e ficou em terceiro lugar.

A Escola Secundária Manuel Cargaleiro está localizada no Fogueteiro, na Freguesia de Amora, e foi criada em 1984. Inicialmente chamava-se Escola Secundária do Fogueteiro, começando com turmas do curso unificado, passando apenas a ter o 12.º ano e os cursos noturnos (que já foram extintos) em 1989.

Na altura da comemoração do 9.º aniversário, este equipamento escolar passou a chamar-se Escola Secundária Manuel Cargaleiro. Esta mudança serviu como homenagem ao artista plástico que passou alguns anos da sua infância no Fogueteiro, onde também teve o seu primeiro atelier.

Agora, a escola tem o 3.º ciclo do ensino básico, ensino secundário, com os cursos científico humanísticos e ensino profissional. A Escola Secundária Manuel Cargaleiro tem cerca de 1000 alunos, 100 professores e 30 assistentes técnicos e operacionais.  

A experiência de uma aluna

A New in Seixal falou com uma antiga aluna da escola vencedora sobre os tempos que viveu na Escola Secundária Manuel Cargaleiro. Filipa Cardoso, com 22 anos, estudou desde o 9.º ano até ao 12.º ano na área de Ciências e Tecnologias nesta secundária.

“Sempre gostei da Escola Manuel Cargaleiro. Tanto a nível de professores, como de colegas também. É uma escola que aposta bastante em atividades e é reconhecida pela sua criatividade”, explica à New in Seixal.

A jovem seixalense recorde-se do grande interesse que todos os professores tinham em ajudar os alunos a alcançar os seus objetivos, mas há muito mais memórias. “Nunca me vou esquecer dos deliciosos bolos que o bar da escola proporciona, como também das diversas atividades que tínhamos ao nosso dispor nas aulas de Educação Física.”

A nível de instalações, Filipa considera que a escola tem excelentes condições físicas e de ensino, havendo um ambiente pacífico, com respeito mútuo entre alunos e professores. O ginásio, o recinto desportivo e a biblioteca são alguns dos seus locais preferidos na Escola Secundária Manuel Cargaleiro.

“Acredito que tenha sido eleita pela experiência que proporciona a todos os alunos que tiveram oportunidade de estudar na Cargaleiro. Posso dizer que tenho boas recordações da escola, com professores empenhados e amigos, como também é o sítio onde fiz os amigos que trago para a vida.”

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA