na cidade

Oliver Xorje: o bulldog francês do Seixal que é um sucesso no Instagram

Um casal seixalense acolheu-o e não só passou a fazer parte da família como se tornou numa estrela no universo online.
Tem uma cara fofinha e fotogénica, mas não se deixe enganar. Este é um patudo atrevido.

“Frenchtastic life of Oliver”, traduzido para português como “A vida fantástica do Oliver”, poderia passar bem pelo título de um filme de animação mas não é. Este foi antes o nome escolhido por Rute Franco e Ricardo Ramos para dar a uma página do Instagram que acompanha diariamente a vida de Oliver Xorje: um cão seixalense que com apenas cinco meses já faz furor na internet.

Ao que parece tudo começou muito naturalmente. O jovem casal que se autointitula como o pai e a mãe de Oliver estava por casa e perdiam a conta às vezes que agarravam no telemóvel para tirar fotografias ao patudo. “Ele ficava sempre muito fofinho e as fotos ficavam realmente muito giras daí termos pensado criar uma conta de Instagram para as pessoas verem e irem acompanhando o crescimento do Oliver”, começou por explicar à NiS Rute Franco, de 25 anos.

E assim foi. O plano era realmente inovador e útil, já que ao invés das fotografias do Oliver estarem somente guardadas na galeria dos telemóveis, podiam vir a fazer as delícias de muita gente que viria mais tarde a seguir a página. A primeira publicação aconteceu no dia 17 de novembro do ano passado e desde aí a rotina manteve-se. O projeto está em fase de crescimento, mas a verdade é que ninguém fica indiferente à fantástica vida do Oliver.

Porém, isso não acontece só no online. “A verdade é que toda a gente que o conhece o adora. Não consigo ir com ele à rua um dia sem que alguém não lhe queira dar uma festinha. Mesmo os miúdos, adultos, idosos. Ninguém lhe resiste. As nossas famílias também o adoram”, contou.

Oliver está com Rute Franco e o namorado, Ricardo, de 27 anos, desde o final de outubro de 2021. O casal, que deu um passo em frente no seu relacionamento e vive junto no Seixal desde o final de 2020, sempre teve nos seus planos a dois ter um cachorrinho. Além disso, Rute sempre gostou da raça de Oliver, bulldog francês, e desde miúda que queria cuidar de um.

Depois de terem conhecido um criador de frenchie, que adjetivam como “confiável”, conheceram o patudo que viria a mudar as suas vidas. Inicialmente, até porque tinham pensado adotar um pug, queriam dar-lhe o nome de Jorge ou Xorge. Mas acharam que o seu bulldog francês não tinha cara disso, por isso, batizaram-no como Oliver. Quanto ao Xorje, é uma inside joke em relação ao segundo nome do dono, Ricardo, que é justamente Jorge. É, assim, uma espécie de continuação canina da sua linhagem.

Este é o cachorro sensação.

No que toca à personalidade deste frenchie, há uma série de curiosidades que vai gostar de saber. Este amigo de quatro patas gosta muito de brincar, de passear e parece que vê o céu quando lhe mostram biscoitos. Depois, “parece uma pessoa e ao mesmo tempo um gato”, contou à NiS a dona. A razão? É que o Oliver, assim como é habitual na sua raça, gosta de estar com pessoas e muitas vezes ao colo, mas também é muito independente, isto é, gosta muito do seu espaço. 

Da mesma forma, também há algo que o distingue da grande maioria dos bulldogs francês. As pessoas normalmente estão habituadas a que os cães desta espécie sejam muito fofinhos e, de facto, o protagonista desta história também o é. Mas a par disso, Oliver Xorje é um patudo bastante atrevido.

“Ele é assim ‘atrevidezinho’. Tem a sua personalidade e os seus pontos fracos. Por exemplo, as orelhas, que são uma caraterística muito grande dos frenchie, ele odeia que lhe mexam. E é, por exemplo, essas coisas que queremos retratar no Instagram dele, porque pronto, não é só um cão. É o cão com a sua personalidade”, acrescentou ainda Rute em conversa com a NiS.

Além disso, a intenção dos donos de Oliver é levar esta página a vários cantos do País, sim, mas também do mundo. É por isso que as descrições de todos os posts surgem em inglês e com muitas hashtags. “Sabemos que assim pode chegar a qualquer parte do mundo e quem não souber inglês sempre pode carregar no botãozinho da tradução para a sua língua e percebe na mesma”. Com isto, a ideia é levar o Oliver Xorje, o cãozinho do Seixal, aos grandes holofotes e metê-lo no passeio da fama das páginas de caninos em Portugal e lá fora.

Futuramente, Rute Franco e Ricardo Ramos não esperam viver apenas da “Frenchtastic life of Oliver”, mas ambicionam que cresça cada vez mais e mais. “A nossa esperança era que a página um dia tivesse volume e ele ficasse conhecido, porque é um projeto giro para ter de lado. O objetivo passa por ele ganhar visibilidade e um dia se for possível gostaríamos de fazer algumas parcerias”, remata Rute, uma das pessoas responsáveis por fazer nascer no digital a página do cão possivelmente mais instagrammer do Seixal.

De seguida, carregue na galeria para ver mais fotografias fofinhas — e que têm conquistado a malta do Instagram — do Oliver Xorje.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA