Os dedos de uma mão não chegam para enumerar todos os pontos fortes que trazem dezenas de turistas ao concelho do Seixal. Uns poderão dizer que são os restaurantes, outros o comércio local e há até quem coloque a vista incrível da Baía do Seixal como o ex-líbris da região.
Só que, por enquanto, quem estiver a pensar visitar o concelho e passar cá a noite não tem tantas opções como provavelmente gostaria de ter. É que existe apenas uma unidade hoteleira: o Evidência Belverde Hotel na freguesia de Amora.
No entanto, a autarquia encontrou em 2020 a solução perfeita para colmatar a falta de propostas de alojamento turístico no município do Seixal. Já não é novidade para nenhum seixalense que estamos a falar do Hotel Mundet, instalado numa parcela de 3000 metros quadros da famosa fábrica de cortiça do Seixal: a L. Mundet & Sons.
Quando a NiS anunciou que o Seixal iria ter um mega empreendimento turístico na frente ribeirinha, previa-se que a inauguração acontecesse no final de 2021. Porém, segundo explicou Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, “o processo arrastou-se também devido às questões relacionadas com a Covid-19 e com as incertezas relativamente ao mercado turístico”.
Nesse sentido, depois de algumas paragens na construção da unidade hoteleira, voltaram a ser retomadas as obras do Hotel Mundet. Agora, segundo o que a autarquia revelou, estão a decorrer os trabalhos de execução das fundações e a movimentação das terras. Todo este processo foi avançado, como seria previsto, pelo Grupo Libertas, o construtor que ganhou o concurso público aberto pela autarquia.
Recorde-se que o Hotel Mundet ficará em frente à Baía do Seixal e terá como principal objetivo preservar a memória do espaço fabril ligado à cortiça. É, aliás, por isso, que toda a decoração será inspirada no universo da cortiça. Contará com 90 apartamentos e vai incluir áreas como business center, spa, health club, um restaurante, piscina, rooftop e bar.
Ao todo, são cerca de 7,6 milhões de euros investidos neste empreendimento turístico que deverá preencher esta lacuna na oferta hoteleira no concelho do Seixal. Se tudo decorrer conforme o previsto, é esperado que as obras do Hotel Mundet terminem dentro de dois anos. Estima-se que em janeiro de 2024, o hotel já esteja em funcionamento.
“Para a Câmara Municipal do Seixal, o desenvolvimento turístico é muito importante. Precisamos de ter alojamento turístico no nosso município e este segundo hotel de quatro estrelas e 90 apartamentos, será uma importante âncora do desenvolvimento turístico do município do Seixal”, reforçou Joaquim Santos numa reportagem do município do Seixal partilhada esta segunda-feira, dia 24 de janeiro, no Facebook.
De seguida, carregue na galeria para conhecer este projeto.