na cidade

O Varino Amoroso celebra 100 anos — e pode dar um passeio a bordo na Baía do Seixal

Este barco serviu de sustento de muitos seixalenses no século XX. Atualmente, é um embaixador do concelho.
Foto: Jorge Velez.

Ainda antes da renovação do Núcleo Urbano Antigo, a Baía do Seixal já tinha uma grande importância para os seixalenses, especialmente se falarmos das embarcações tradicionais, que sempre fizeram parte da paisagem do concelho.

O varino Amoroso é um exemplo vivo dessa história e serve como um guardião da memória das comunidades ribeirinhas do rio Tejo. Agora, esta embarcação celebra 100 anos de vida — e a Câmara Municipal do Seixal vai celebrar esta data especial.

Nos próximos meses, vão acontecer uma série de atividades que estão inseridas no programa das celebrações do centenário do Amoroso. Já este sábado, 26 de junho, das 9h00 às 10h15 ou das 11h00 às 11h45, pode passear de forma gratuita nesta embarcação portuguesa. Todos os programas neste barco estão disponíveis no site da autarquia.

Não precisa de pagar bilhete, mas tem de se inscrever previamente através deste link. Após a inscrição basta aparecer no ponto de encontro: Estação Náutica Baía do Seixal. O passeio vai ser acompanhado por uma técnica da autarquia. Além disso, deve cumprir todas as normas de segurança da DGS, como o uso de máscara.

Recorde-se que esta embarcação foi construída em 1921 em Abrantes. Até aos dias de hoje, já se passaram várias guerras, tempestades e até revoluções. No entanto, o varino Amoroso continua a representar a história do rio Tejo, navegando agora em passeios turísticos na Baía do Seixal.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA