A família é o nosso porto de abrigo e, mesmo que queiramos muito umas noites a sós sem os miúdos a chamar por nós, a verdade é que começamos a sentir a falta dos barulhos e da agitação que eles trazem à nossa vida.
Para as famílias que são inseparáveis, temos a sugestão ideal para fazer um detox do barulho da cidade e de toda a poluição sonora. Este destino fica a uma hora de carro do Seixal e vai levá-lo até ao mundo natural com uma esplendida vista para o mar.
Fica em Sintra, a poucos minutos da Praia das Maçãs e chama-se “Charlet Azenhas” e destaca-se pela singularidade. Feita de madeira, em tons cinzentos, com um verdejante jardim, o alojamento é inspirado na arquitetura típica da Alemanha.
“Nós gostávamos muito de ter uma casa de família, já andávamos à procura há imenso tempo. Somos muitos, tenho quatro irmãos e o meu parceiro e também co-proprietário, o João, tem cinco filhos”, conta Isabel Brut, de 47 anos, em entrevista à NiS,
Em setembro deste ano, contam ter 70 novas árvores, já para não falar das plantas dunares, visto que o solo nos 3000 metros quadrados dos terrenos é muito arenoso, devido à proximidade da praia. Fica apenas a um quilómetro da Praia das Maçãs, a 1,7 da Praia da Aguda e a 1,9 da Praia Pequena do Rodizio.
Por dentro, optaram por não mexer muito com o desenho de origem. Acrescentaram um sexto quarto, abriram a zona da cozinha e da sala, modernizaram as casa de banho e substituíram as janelas. “Dotámo-la de alguns confortos, foi muito à base disso”, explica Isabel.
Além da piscina, do solário e dos vários espaços de lazer espalhados pelo jardim, seja para ler ou apenas descansar, o que torna a casa realmente espetacular, é o facto de ser muito pensada para os miúdos — o que tem feito sucesso é o trampolim e o campo de futebol. E não se preocupe, as áreas encontram-se afastadas umas das outras, precisamente para que ninguém incomode ninguém.
Mas até mesmo para os dias mais cinzentos e chuvosos há alternativas. Existe uma sala de cinema, no andar de cima, e uma televisão na sala de estar, assim como uma zona de estudo. “Acabamos por ter sempre várias opções. Há espaço para estarmos todos juntos, sem estarmos uns em cima dos outros”, resume Isabel.
Possivelmente, já se sentiu tentado a visitar a casa. Felizmente, é possível, desde abril. A decisão de abrir portas a um Alojamento Local veio da vontade de partilhar a oportunidade de convívio com os outros. “É um luxo demasiado grande ter esta casa sem a poder usar sempre, muitas vezes não temos a oportunidade de estar aqui, então quisemos estender esta possibilidade a outras pessoas”.
“O feedback tem sido ótimo. Sentimos que as pessoas tiveram uma experiência idêntica à nossa e isso deixa-nos muito felizes. Equipámos a casa para nós, temos aqui objetos nossos, das nossas outras vidas e eu gosto disso. Não gosto quando os alojamentos são muito impessoais e estéreis”, conta a co-proprietária.
Isabel descreve a estadia como algo que está longe, mas perto de tudo. “É tão isolado que até conseguimos ver pirilampos à noite, mas, ao mesmo tempo, também podemos ir para a serra ou para a praia num passeio de bicicleta ou a pé. Nem conhecia bem a região de Sintra, mas estou a ficar uma apaixonada”, revela.
Naturalmente, os preços para as reservas dependem da época. Os quartos disponíveis são três com cama de casal e dois com três camas de solteiro e um beliche. Os meses de julho e agosto já se encontram praticamente esgotados. Em setembro, pode reservar uma noite para duas pessoas a partir de 533€. Pode consultar as disponibilidades e os preços online.
Carregue na galeria para ver mais imagens do Chalet Azenhas.