na cidade

O casal seixalense que já viajou por mais de 20 países (e partilha a sua experiência)

"M&M Around the World" é o nome do blogue e da página de Instagram, que tem mais de seis mil seguidores.
O casal.

A pandemia afetou muitas áreas de negócio, mas há poucas que tenham sido tão afetadas como a do turismo. Apesar de haver alguma retoma, sobretudo desde o lançamento de certificado digital, ainda há algumas restrições para países que não aceitem este documento. Enquanto não tem a oportunidade de viajar como fazia antes da pandemia, pode fazê-lo através do testemunho de outros viajantes que relataram as suas aventuras em blogues ou redes sociais.

Marta Andrade, com 36 anos, e Miguel Pereira, com 41 anos, são um casal seixalense apaixonado por tudo o que envolve viagens. Conheceram-se na Festa do Avante, que se realiza no concelho do Seixal, apesar de só Marta ser sido criada no Seixal, enquanto Miguel vivia em Oeiras.

“Viajei pela primeira vez de avião na nossa lua de mel em 2010 e fiquei com o bichinho da viagem. Quando regressamos só pensávamos em voltar, mas pronto a vida não foi fácil, por causa dos trabalhos ou por termos que pagar o nosso casamento”, conta à New in Seixal Marta. 

Apesar de terem viajado muito entre 2010 e 2014 dentro de Portugal, as viagens ao estrangeiro eram sempre adiadas. Até que em 2014 perceberam que não valia a pena adiar mais. Tinham saúde, trabalho e viram que conhecer a Europa não ia ser tão caro, por causa do boom das companhias áreas low cost. No ano seguinte, fizeram algumas pequenas viagens a São Miguel, Paris, Dublin, Londres e até Bruxelas. 

“Com bastante antecedência conseguíamos fazer boas compras e boas viagens”, explica Miguel. 

A dupla.

O surgimento do blogue

Após alguns anos a viajar pela Europa, decidiram que estava na altura de mudar de continente e irem conhecer a Ásia. 2017, 2018 e 2019 foram os três anos seguidos de viagens à Tailândia, um dos seus locais preferidos em todo o mundo. “Na terceira vez, já levamos os nossos filhos, porque já conhecíamos bem a Tailândia e fomos também à Malásia e Singapura”, afirmou Marta.

Essa primeira viagem à Tailândia mudou por completo a forma de ver este universo por parte do casal. “Uma coisa é ires até à Europa, que tem coisas giras, mas não tens o mesmo choque cultural que sentimos quando aterramos na Tailândia.”

Ainda antes de imaginarem que iam levar os filhos para estes países asiáticos, tomaram uma decisão que mudou as suas viagens: a criação de um blogue de viagens. Em 2017, avançaram para a criação deste site, “M&M Around the World”, que serve de repositório dos testemunhos das viagens aos longo dos anos. “Um dia mais tarde os nossos filhos até podem repetir aquilo que já fizemos”, conta a seixalense. 

Começaram por escrever sobre as aventuras que já tinham tido — uma tarefa que a memória não facilitou certamente. O objetivo é que funcionasse como uma espécie de diário de bordo, onde partilhavam as peripécias, as dicas e as emoções das viagens.

Além disso, queriam mostrar que é possível fazer viagens longas com miúdos. “É desafiante viajar a quatro não podemos negar porque tem de ser tudo muito mais planeado e preparado. Se temos fome aguentamos, com eles não é bem assim”, revela Miguel.

Em família.

O casal não consegue escolher se prefere viajar sozinho ou com os filhos, mas mais difícil é a escolha de um país preferido. Açores, Madeira, Nova Iorque, Malásia, Singapura e Tailândia estão entre os destinos preferidos que já visitaram nos últimos anos. 

A pandemia

O ano de 2020 seria um dos maiores até agora, com várias viagens planeadas a locais como França, Rússia, Alemanha ou Macau, mas a pandemia obrigou a mudar os planos. “Foi triste porque era o ano que tínhamos com mais viagens a dois e também a quatro”, confessa Marta.

No entanto, não foi apenas a pandemia que mudou a forma de trabalhar deste casal. Após o surgimento de vários blogues, as redes sociais vieram, de certa forma, substituir esta forma de partilha de conteúdos — e hoje o casal seixalense está muito mais ativo na sua página de Instagram. 

Desde o início da Covid-19 que não voltaram a ir para o estrangeiro, especialmente por dois motivos. Por um lado, a necessidade de testes para entrar nos países ou até alojamentos. Por outro, as restrições estarem sempre a mudar e existir a possibilidade de ficarem presos noutro país. 

Desta forma, aproveitaram o último ano para conhecer ainda melhor Portugal, partilhando com os mais de seis mil seguidores no Instagram. “Gostamos muito de conhecer o nosso País e pode haver cidades que já visitamos, mas que não vimos tudo. No entanto, se me perguntares eu ia já para a Ásia. Precisamos das duas coisas”, afirma Marta.

Carregue na galeria para conhecer algumas das viagens feitas pelo casal, acompanhada de um testemunho sobre esse percurso. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA