na cidade

O alojamento para descansar com vista para os arrozais a menos de uma hora do Seixal

A Casa Terracota começou a receber hóspedes em junho e é o paraíso perfeito para quem procura paz e sossego.
Abriu em junho.

Os arrozais nem sempre foram um local de relaxamento e descanso. No tempo dos nossos avós, as miúdas andavam descalças de um lado para o outro a colher arroz, a plantar e tratar da terra, para garantir uma ajuda no sustento da família.

Agora, com a modernização das culturas, os arrozais tornaram-se espaços harmoniosos e com uma cor verdejante incomparável, o que nos transmite calma e serenidade. O melhor spot para sentir este momento fica na comporta, na Casa Terracota.

Este espaço idílico abriu em junho e fica a menos de uma hora do Seixal se apanhar o ferry boat, em Setúbal. Mas, se quiser ir apenas pela estrada, saiba que são 106 quilómetros de distância, o que pela autoestrada se faz em volta de uma hora.

Cansada de estar em casa devido à pandemia, Maria Correia, 66 anos, começou a procurar terrenos para onde se pudesse refugiar. Vivia e trabalhava em Lisboa — é farmacêutica e tem uma pós-graduação em Gestão —, mas já há algum tempo que ambicionava ter um espaço maior, fora da capital. 

Nas deambulações que fez à procura do lugar perfeito, foi parar a um terreno “lindíssimo”, com vista para os famosos arrozais, que mudam de cor a cada estação. “Quero isto para mim, vai ser a casa de férias da família”, pensou Maria Correia, assim que o viu.

Não tinha três hectares, como inicialmente pretendia, mas os campos de arroz que se avistavam dali compensam os 480 metros quadrados da propriedade. “Tenho raízes no norte e tenho lá uma quinta também, mas queria algo mais próximo de Lisboa”, confessa. 

Nunca quis que fosse “apenas mais uma casa” e foi buscar inspiração às raízes da Comporta, como os telhados de colmo e os destaques em madeira local. Assim que arrancou com a construção, tinha apenas um objetivo em mente: ter tudo pronto até dezembro de 2023 — e conseguiu cumprir com o prazo.

Em junho deste ano, o alojamento começou a receber outras famílias e abriu aos hóspedes. A Casa Terracota é precisamente como as típicas habitações da Comporta, com muita madeira, peças de palha e, acima de tudo, “muita natureza”.

“É um ambiente onde não têm de se preocupar com nada. Tivemos muito cuidado nos detalhes. O branco é a cor que predomina, mas todos os apontamentos da decoração, como a almofada nos quartos e as loiças, foram escolhidas a dedo”, destaca.

Com dois pisos, o alojamento dispõe de kitchenette, sala de estar e quatro quartos, sendo que um deles está adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. Os que ficam situados no segundo piso têm varanda e vista para os campos agrícolas. 

As suites, contudo, não são as únicas viradas para os arrozais. Um dos melhores locais para aproveitar a vista é mesmo na incrível piscina exterior, instalada num deck de madeira, com espreguiçadeiras à volta. É o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol. “É onde tudo acontece”, diz. 

Quanto aos preços da estadia, os valores começam nos 600€ por noite, em época baixa. A casa tem capacidade para receber oito hóspedes e as reservas podem ser feitas online.

Carregue na galeria para ver mais imagens do novo alojamento com uma piscina de sonho na Comporta.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA