na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

No Seixal, o mês de outubro é dedicado a quem guarda as melhores memórias

O Mês da Pessoa Idosa celebra as vivências, unindo gerações num programa espalhado por vários locais do concelho.

Há memórias que valem mais do que qualquer livro, conselhos que se tornam lições de vida e gestos simples que carregam décadas de experiência. É essa sabedoria que o Seixal volta a celebrar com o Mês da Pessoa Idosa 2025, em outubro, com um programa recheado de iniciativas que homenageiam quem ajudou a construir as comunidades de hoje.

Com o tema “As Pessoas Idosas Impulsionam Ações Locais e Globais: as Nossas Aspirações, o Nosso Bem-Estar e os Nossos Direitos”, definido pelas Nações Unidas, a edição deste ano reforça o papel transformador dos mais velhos na criação de sociedades mais resilientes, solidárias e conscientes.

O programa vai também oferecer atividades que cruzam aprendizagem, cultura e convívio. O Programa Teclar e o Chá das TIC abrem caminho à inclusão digital, com formações que ajudam os seniores a explorar o mundo tecnológico e a comunicar com mais autonomia. As sessões vão decorrer na Associação Unitária de Reformados Pensionistas e Idosos de Miratejo e na Oficina da Juventude de Miratejo até ao fim de outubro.

O espírito competitivo também marca presença no 1.º Torneio Intermargens de Boccia Sénior, a 22 de outubro, inserido na 42.ª Seixalíada. E para fechar o mês, o encontro Vidas Ativas, Cuidadores Atentos (a 30 de outubro) junta participantes e cuidadores num momento de reflexão e partilha.

As celebrações continuam em novembro, com a aguardada Gala Final do Concurso de Moda Sénior. Paralelamente, projetos como a Biblioteca Humana e o Avós Contam Uma História mantêm viva a tradição de escutar, preservar e partilhar o que mais importa: as histórias de vida. Consulte o site para mais informações sobre o programa.

ARTIGOS RECOMENDADOS