O desafio é simples: fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22 e as 23 horas do dia 22 de março, quarta-feira, num gesto deliberado e consciente. O objetivo? “Apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da água”.
Pela terceira vez, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) lançou o desafio e, mais uma vez, a Câmara Municipal do Seixal aceitou-o. Sim, a autarquia associou-se à iniciativa H2OFF — Hora de Fechar a Torneira que acontece já esta quarta-feira. Coloque na sua agenda: durante uma hora não abrir a válvula.
Na mesma nota, a autarquia garante continuar a reforçar o seu compromisso, “assegurando regularmente a qualidade da água de abastecimento público no Seixal, por meio dos parâmetros regulamentares e da frequência definida em programa, previamente aprovado pela autoridade competente”.
Assim, no último trimestre de 2022, foram efetuadas várias análises do controlo de rotina e de inspeção. “Os resultados à água da rede pública relativos àquele período revelaram características bacteriológicas, químicas e organoléticas adequadas”, asseguram.
“A Câmara Municipal do Seixal reafirma o seu empenho com a defesa da água como bem comum e com uma gestão pública dos serviços de água e saneamento, de cariz municipal ou intermunicipal, eficaz e eficiente, economicamente acessível e agente ativo da preservação dos recursos hídricos”, acrescentam.
E as boas notícias não se ficam por aqui. Seixal é um dos municípios da Grande Lisboa onde se paga menos pelo consumo de água — e o preço não vai aumentar. Leia o artigo da NiS para saber mais sobre a aprovação da manutenção das tarifas praticadas em 2022.
💧 A Câmara Municipal do Seixal associa-se pela terceira vez à iniciativa H2OFF – Hora de Fechar a Torneira, promovida…
Posted by Município do Seixal on Wednesday, March 22, 2023