na cidade

Muda de Pêlo — o projeto de banho e tosquia canina no Seixal onde não há stress

O conceito deste espaço de grooming passa pelo reforço positivo. Um cão mais sereno é o que se deseja.
Ir tratar do pêlo não tem de ser um foco de stress para os patudos.

Tem dias em que lhe apetece mudar de vida? Arriscar tudo numa outra profissão que o preencha mais? Foi o que aconteceu com João Silva, um designer gráfico que aos 41 anos decidiu mudar de carreira.

Desde criança que os cães sempre fizeram parte da vida de João e há cerca de dez anos começou a fazer diversas formações nas áreas do comportamento e treino de cães. Em 2021, e já com a perspetiva de mudança de vida, decidiu fazer também uma formação em grooming. “Fiz o curso de grooming, depois estive num estabelecimento a aprender mais para ganhar alguma prática e entretanto avancei para um negócio próprio”, conta à PiT.

“A ideia surgiu porque muitas vezes o lado estético sobrepõe-se ao lado comportamental e ao bem-estar emocional dos cães e para mim não faz sentido que assim seja. Na Muda de Pêlo pretendo simplesmente conjugar os cuidados de higiene do pelo ao comportamento canino”, explica, acrescentando que a sua maior preocupação é ter um cão o mais tranquilo possível na hora do banho ou da tosquia.

E o nome do espaço, que abriu no dia 9 de abril, na freguesia de Corroios, no concelho do Seixal, diz logo ao que vai: Muda de Pêlo — banhos e grooming com menos stress. A  ideia passa por dessensibilizar os cães para os procedimentos do grooming com a ajuda de reforço positivo.

E como funciona? Ambientando o cão ao espaço e às diferentes zonas por onde terá de passar, seja na mesa de grooming, na banheira ou no expulsor/secador. São distribuídos pelo chão alguns tapetes olfativos e outros brinquedos interativos com snacks para o cão procurar e relaxar, associando assim todo o espaço a experiências positivas. Com o cão menos stressado, pode avançar-se então para a sua higiene.

“A minha política não é usar açaimes nem forçar os cães. É analisar e trabalhar cada um deles e sensibilizar os donos para a importância do seu bem-estar emocional. Muitas vezes, são sugeridas algumas visitas à loja antes de agendarmos um banho, por exemplo”, diz.

João já dá aulas de treino canino ao domicílio há cerca de quatro anos (na Margem Sul do Tejo e em Lisboa), e presta também consultoria em comportamento canino — algo que agora aplica junto dos donos que levam os seus cães à Muda de Pêlo. Alguns destes animais foram treinados por ele e começam a ser clientes, o que facilita muito porque já que o conhecem bem.

Outra característica da Muda de Pêlo é que não tem horário fechado. “Funciona só por marcação. A loja pode estar fechada, mas o meu contacto está afixado na porta para qualquer esclarecimento ou marcação.”, explica. É a melhor forma de rentabilizar a agenda que se divide entre banhos, tosquias e treinos ao domicílio. Para marcar um serviço ou solicitar mais informações, basta ligar ou enviar um WhatsApp para 962 593 463, ou enviar email.

Percorra a galeria para conhecer melhor o trabalho da Muda de Pêlo.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA