na cidade

MOVIMENTO BRINCAR! termina o mês de junho com um encontro gratuito para famílias

O projeto seixalense estará no próximo sábado, 25 de junho, no Parque da Paz, em Almada.
Um programa diferente e educativo.

Brincar é um direito e faz bem à saúde, ao bem-estar físico e emocional. Promove a socialização, ajuda-nos a desenvolver o nosso corpo de forma global e é, além de uma competência inata ao ser humano, uma importante ferramenta utilizada por técnicos e pais para estimular o desenvolvimento dos mais novos.

No início de junho celebrou-se o Dia da Criança. Nesta data, mais do que desejar um feliz dia aos mais novos, o MOVIMENTO BRINCAR!, liderado pela psicomotricista seixalense Vanessa Estevão, fez questão de relembrar que os miúdos têm direitos e que deve ser despertada a consciência de que ser criança não é sinónimo de ser frágil, inferior ou simplesmente um ser dependente e em construção pelo adulto.

Os miúdos devem antes ser encarados como um ser completo que durante os seus primeiros três anos de vida devem ter acesso a todo o tipo de experiências e oportunidades de estimulação, sem esquecer que estimular não se trata apenas de fazer atividades e comprar brinquedos interativos.

Depois de mais um ano letivo onde foram lecionadas as aulas de psicomotricidade, de o MOVIMENTO BRINCAR! ter realizado dois eventos com famílias, um evento para crianças na comunidade e ainda de ter sido estreado o projeto Conversas a Brincar, nas redes sociais, com a participação de quatro convidados ligados ao universo dos miúdos, chegou a altura de levar toda a energia deste movimento para a rua.

A equipa deste projeto seixalense estará à espera de todas as famílias da Margem Sul (e dos arredores) já no próximo sábado, dia 25 de junho, no Parque da Paz, em Almada. Das 16 às 18 horas todos estão convidados a juntar-se ao MOVIMENTO BRINCAR! para um momento de reflexão, partilha e experiências. Desta vez, o objetivo passa por sensibilizar a comunidade em geral para a importância de brincar para aprender e aprender a brincar.

A entrada no evento é gratuita. Para saber mais informações pode ligar para o número de telemóvel 916 928 126, enviar um email para movimento.brincar.aprender@nullgmail.com ou, se preferir, escrever uma mensagem privada diretamente para a página do Instagram do MOVIMENTO BRINCAR!.

De seguida, leia os artigos de opinião da psicomotricista Vanessa Estevão relacionados com o brincar independentemente da idade; as emoções nos miúdos; a mudança e ainda a terapia ligada à psicomotricidade.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA