na cidade

Mercado Medieval estreia-se em Paio Pires com uma exposição de animais exóticos

Festa temática acontece na Arena Multiusos entre os dias 14 e 16 de junho.
Pode ir caracterizado.

Manuel I queria impressionar o Papa Leão X, em 1515. Dado que Portugal se encontrava em plena época dos Descobrimentos, o rei decidiu enviar para Roma uma nau com um rinoceronte, um animal desconhecido para toda a Europa. Infelizmente, a embarcação acabou por afundar no mar Mediterrâneo e o rinoceronte nunca chegou a ser visto pelo Papa.

Este episódio histórico serve para demonstrar o valor dos animais exóticos na época medieval, que representavam poder, riqueza e muita aventura por terras distantes e desconhecidas. Esta tradição vai renascer com a 1.ª edição do Mercado Medieval da Aldeia de Paio Pires.

Não se preocupe, ninguém vai levar um rinoceronte até à Arena Multiusos de Paio Pires, mas estarão presentes alguns répteis e aves de rapina exóticas. O evento decorre entre os dias 14 e 16 de junho, sendo que no primeiro dia o recinto estará aberto das 18 horas à uma da manhã, no dia 15, do meio-dia à uma da manhã e, no último dia, do meio-dia às 23 horas.

Lá, vai encontrar acampamentos, combates, torneios a cavalo, animais de rua, teatro, espetáculos de fogo, aves de rapina, répteis, artesanato, tasquinhas e a exposição de animais exóticos. A entrada é paga, sendo o valor diário 2€ ou 5€ pela entrada nos três dias. A iniciativa é organizada pela Alius Vetus — Associação Cultural, História e Património e Paio Pires Futebol Clube, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal e da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA