na cidade

Largadas, sardinhas assadas e baile com Toy, assim vão ser as festas de Paio Pires

Ao todo serão cinco dias de animação com concertos gratuitos, tradições populares e, claro, muita gastronomia.
A entrada é livre.

As festas populares chegam à freguesia da Aldeia de Paio Pires de 31 de julho a 4 de agosto, com as tradicionais largadas, procissão em honra de Nossa Senhora da Anunciada, a Noite da Sardinha Assada e o Festival de Folclore Maria Basílio. Nas outras freguesias, os concertos são a principal atração, mas aqui a tradição popular acaba por prevalecer, especialmente no que toca aos cortejos religiosos, diretamente ligados à data e à celebração das festas da Aldeia de Paio Pires.

O primeiro dia, 31 de julho, será reservado para um grande espetáculo gratuito de Toy, pelas 22 horas, na Rua Machado dos Santos, onde se irá encontrar o palco principal do evento. Antes disso, pelas 21 horas, pode ir até ao recinto da largada e ruas da festa para ver o desfile da Orquestra de Percussão Tocá Rufar. O dia encerra com a primeira largada das festas na Avenida José António Rodrigues pela meia-noite.

No dia seguinte, a festa começa às 22 horas com um concerto dos Dados Viciados, que vão fazer um tributo à clássica banda portuguesa de rock, Xutos & Pontapés, no palco principal. Por volta da meia-noite voltam a decorrer as largadas.

No dia 2 de agosto, a programação começa mais cedo, às 21h30, com um Confronto com História — Corrida de Touros, na Arena Multiusos de Paio Pires. Logo de seguida, no palco principal, Sónia Costa irá apresentar o Tina Turner Show, onde irá interpretar músicas da diva internacional. Desta vez, as largadas vão começar pelas duas da manhã.

O certame irá começar às 10 horas no dia 3 de agosto, sábado, com uma interrupção entre as 11h15 e o meio-dia. A esta hora vão começar as clássicas largadas, sendo que as celebrações retomam com atividades pelas 17 horas com cavalhadas. Este dia também vai ser marcado pela Noite da Sardinha Assada, a partir das 20 horas.

Ainda no mesmo dia, às 21 horas, vários grupos de folclore vão desfilar pelas ruas da festa, sendo que vão terminar no palco principal com um festival realizado pelo Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul (Seixal), Rancho Regional de Paredes (Porto), Rancho Folclórico Rio Novo do Príncipe (Aveiro) e pelo Rancho Folclórico Juventude Amiga dos Conqueiros (Leiria). À mesma hora vai ser realizada a Charanga O Cavalinho no recinto das largadas. Por falar em largadas, saiba que neste dia começam à uma da manhã.

Para terminar os festejos, no dia 4 de agosto, pelas 17 horas, irá decorrer a Procissão em honra de Nossa Senhora da Anunciada pelas ruas da Aldeia de Paio Pires. Finalizando a vertente religiosa, os eventos regressam apenas às 21h30 com uma demonstração de recortadores, pela Arte y Pasion na Arena Multiusos de Paio Pires. Ao mesmo tempo irá decorrer uma atuação no palco principal por parte do Grupo Coral Alentejano Lírio Roxo.

Para fechar, Os Banza vão animar o recinto pelas 22 horas, sendo que as largadas vão ser realizadas à mesma hora pelas ruas da aldeia. No dia 14 de agosto começam as Festas Populares da Amora, por isso não se preocupe que mais festas, dança, comida e bebida vão chegar brevemente com entrada gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA