na cidade

Já sabemos o programa de desfiles de Carnaval das escolas do concelho do Seixal

Inicialmente marcados para 27 de fevereiro, foram adiados devido ao mau tempo. Vão realizar-se na próxima quinta-feira, 6 de março.
Imagem: Município do Seixal

Todos os anos, os seixalenses reúnem-se nas ruas da cidade para celebrar o Carnaval e este ano não será diferente. Os desfiles dos miúdos são um dos momentos mais esperados pelas famílias do concelho. Realizam-se, normalmente, antes do dia oficial (4 de março), no entanto, inicialmente marcados para esta quinta-feira, 27 de fevereiro, tiveram de ser adiados.

O motivo: as condições meteorológicas adversas, com chuva intensa durante todo o dia. Desta forma, para conforto e segurança de todos os participantes, os desfiles de Carnaval das escolas do concelho do Seixal foram adiados para a próxima quinta-feira, 6 de março. Seguirão os mesmos percursos e horários anteriormente definidos, com início pelas 10 horas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal do Seixal e por diferentes juntas de freguesia, engloba alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, particular e solidária, e várias instituições particulares. “É esperada a participação de mais de 4470 crianças, que vão percorrer as freguesias do concelho, onde haverá também animação de rua durante e após os desfiles”, refere a autarquia.

Os pequenos seixalenses vão desfilar com as suas máscaras “e encher de brilho e cor as ruas das freguesias do concelho”, neste evento integrado no Plano Educativo Municipal deste ano letivo.

“Seixal em Liberdade” é o tema do Carnaval deste ano. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que “nesta iniciativa, plena de originalidade e alegria, vamos recordar os valores do 25 de Abril”, que, em 2024, celebrou o 50.º aniversário. 

Desta forma, os miúdos vão passear pelas ruas do concelho em folia, numa manhã que promete muita animação. Se pretende assistir aos desfiles dos seus filhos, netos, sobrinhos ou afilhados, só terá de apontar as escolas participantes e os percursos de cada uma. 

Da freguesia da Amora, vão participar: Escola Básica da Quinta das Sementes, Escola Básica da Quinta do Conde de Portalegre, Escola Básica das Paivas, Escola Básica do Fogueteiro, Escola Básica dos Foros de Amora e Jardim de Infância da Quinta do Conde de Portalegre. O desfile inicia-se na Rua Luís de Camões, passando pela Rua 25 de Abril e Rua Tomás de Almeida, e termina no Parque Urbano das Paivas.

Da freguesia de Corroios, as escolas participantes são: Escola Básica D. Nuno Álvares Pereira, Escola Básica de Miratejo e Escola Básica José Afonso. A concentração realiza-se junto à Escola Básica José Afonso, seguindo-se um desfile com início na Rua Gil Vicente, passando pela Rua Eça de Queirós e Avenida 25 de Abril, e termina no Largo do Mercado Municipal de Miratejo.

Da União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, participam: Escola Básica da Quinta da Courela, Escola Básica da Quinta dos Franceses, Escola Básica da Quinta de Nossa Senhora do Monte Sião, Escola Básica da Torre da Marinha, Escola Básica de Aldeia de Paio Pires, Escola Básica do Bairro Novo, Escola Básica do Casal do Marco e Escola Básica Nun’Álvares. 

A concentração de alunos faz-se em frente ao Parque da Quinta dos Franceses, no Seixal. O desfile arranca na Praça 1.º de Maio, passando pela Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Paiva Coelho e Rua dos Pescadores, e termina no Jardim da Praça dos Mártires da Liberdade.

Em relação às instituições particulares de todas as freguesias, vão participar no desfile: Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora, Casinha das Surpresas, Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, Centro de Assistência Paroquial de Amora, Colégio Dona Maria, Criar-T – Associação de Solidariedade, Externato Sol Nascente, Infantário Sol da Primavera, Jardim de Infância Pica-Pau. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA