É já no próximo dia 6 de novembro, quarta-feira, que o concelho do Seixal celebra o 188.º aniversário. Com o lema “Desenvolvimento como Liberdade” vão chegar dezenas de atividades à cidade, muitas delas gratuitas, que vão explorar a cultura e vários pontos icónicos do concelho. Este é o momento perfeito para aprender mais sobre o local onde vive e toda a história do Seixal.
O lema trata-se, segundo o município, de uma referência aos 50 anos do 25 de abril, que este ano se celebram, e ao facto de o desenvolvimento do concelho ser o resultado da liberdade de todos. Para assinalar esta importante data na vida do município, vai ser realizada uma sessão solene no dia 9 de novembro, no Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos – João Costa Lopes, em Fernão Ferro.
Na sessão vão ser entregues as medalhas de 25 e 40 anos de serviço a trabalhadores da autarquia e aos aposentados em 2023, como forma de homenageá-los pelo serviço público prestado à população. Durante a cerimónia vão ser ainda atribuídas medalhas de mérito municipal, cultural, desportivo e empresarial, de bons serviços municipais e ainda uma medalha de honra, a pessoas e entidades que têm contribuído para o desenvolvimento do concelho.
“A liberdade para pensar, para agir e para fazer mais pelo território permitiu que o Poder Local Democrático transformasse uma terra onde estava tudo por fazer num município com qualidade de vida, que é referência nacional. Tudo isto sem esquecer as raízes, o passado, a sua história e a sua identidade, o seu património, que são parte integrante deste concelho com desenvolvimento, onde se continua a trabalhar todos os dias pela sua população – os que cá vivem e aqueles que nos procuram”, refere a Câmara Municipal do Seixal.
Todas as atividades previstas vão decorrer de dia 2 a 30 de novembro, por isso tem bastante tempo para fazer a sua agenda e pensar nos eventos a que mais gostava de ir. Sem perder mais tempo, siga a nossa programação e saiba tudo o que vai acontecer no 188.º aniversário do concelho do Seixal.
Programa
Dia 2 de novembro, sábado
21h30
Onde o Vento Não Sopra.
Abordando os terrenos da emigração, a peça propõe-nos um olhar sobre a complexidade das conexões humanas na construção de uma teia que se entrelaça em diferentes direções.
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Dia 3 de novembro, domingo
9 horas
34.º Corta-Mato Cidade de Amora.
Quinta Maria Pires, em Amora.
Dia 8 de novembro, sexta-feira
16 horas
Prémio Literário e de Estudos Eufrázio Filipe – edição 2023-2024.
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
21h30
Júlio Resende Fado Jazz – Filhos da Revolução.
O mais recente espetáculo do pianista e compositor Júlio Resende representa uma viagem única pela alma musical portuguesa e é uma celebração da liberdade, dos 50 anos do 25 de Abril e da relação com África.
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.
Dia 9 de novembro, sábado
10h30
III Open do Aniversário do Concelho de Seixal.
Competição de xadrez organizada pela Comissão Técnica do Xadrez, em parceria com a autarquia, a contar para o Circuito de Portugal Chess Tour de 2024-2025.
Átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
15 horas
Sessão solene comemorativa do 188.º aniversário do concelho do Seixal.
Pavilhão da Associação de Moradores dos Redondos – João Costa Lopes, Fernão Ferro.
Dia 10 de novembro, domingo
Das 14h30 às 17 horas
A pé pelo Núcleo Urbano Antigo do Seixal.
Núcleo urbano antigo do Seixal.
Dia 15 de novembro, sexta-feira
Das 8h15 às 17h30
(Escolas secundárias do concelho).
Dia 16 de novembro, sábado
Das 15 às 18 horas
(CAMAJ – Centro de Apoio ao Movimento Associativo).
Plano Municipal de Juventude – Bootcamp.
Quinta ação dinamizada no âmbito da elaboração do Plano Municipal de Juventude, com a realização de dinâmicas de grupo, dirigidas a jovens e associações Juvenis.
De 14 a 24 de novembro
41.º Festival de Teatro do Seixal.
Em vários locais do concelho.
Dia 15 de novembro, sexta-feira
Arranque de candidaturas às Ações Jovens.
As Ações Jovens tem como principal objetivo estabelecer novas formas de apoios e incentivos disponibilizados pela autarquia aos movimentos associativos de juventude do concelho e aos jovens em geral.
Dia 16 de novembro, sábado
Das 10 às 12 horas
Visita Núcleo Naval: o Mar e o Património Marítimo do Seixal.
No Dia Nacional do Mar, venha visitar o Núcleo Naval e conhecer o património marítimo revelador da importância do mar e do rio Tejo para a vida das povoações ribeirinhas.
Dia 17 de novembro, domingo
Das 10 horas às 12h30
Quinta do Rouxinol: Uma Olaria Romana a Descobrir.
Núcleo da Olaria Romana da Quinta do Rouxinol.
Dia 21 de novembro, quinta-feira
Das 20h30 às 23h30
Primeira sessão do Fórum Seixal Jovem.
O Fórum Seixal Jovem pretende ser um espaço de participação jovem, flexível, desburocratizado e dinâmico, que possa contribuir para um maior envolvimento dos jovens na definição e desenvolvimento de uma política municipal de juventude adaptada às suas necessidades.
Mundet.
Dia 23 de novembro, sábado
Das 14h30 às 16h30
Visita à Igreja Paroquial de Arrentela, Um Monumento Cultural.
Dia 23 de novembro, sábado
15 horas
Inauguração Sede da Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 269 de Fernão Ferro.
Rua Gil Vicente, Fernão Ferro.
Dia 24 de novembro, domingo
Das 10 horas às 12h30
Havia Ouro no Seixal! Conhecer a Mineração Romana.
O Seixal foi em tempos rico em ouro e os romanos exploraram-no exaustivamente, deixando até aos dias de hoje alguns indícios dessa exploração.
Campo Mineiro Romano de Vale de Gatos, Cruz de Pau.
Dia 29 de novembro, sexta-feira
Das 10 horas às 11h30
Conhecer a Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Convidamos as escolas do concelho a conhecerem o património deste sítio pós-industrial, com destaque para o mais representativo da produção de energia a vapor: uma caldeira e uma máquina a vapor centenárias.
Atividade destinada a turmas do 1.º ciclo (exclusivamente 4.º ano), do 2.º e do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.
Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços.
Dia 30 de novembro, sábado
Das 10 horas às 12h30
História e Património do Vidro. Encontro de Cultura Científica e Industrial.
Sociedade Filarmónica Operária Amorense e núcleo urbano antigo de Amora.