na cidade

Já abriu o Ginásio de Competências de Corroios

Trata-se do mais recente espaço onde os miúdos podem estudar antes ou depois das aulas. A NiS conta-lhe tudo.

A educação é a base de qualquer sociedade. A escola, como facilmente se reconhece, pelo menos em Portugal, é uma das instituições que garantem este desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades. Mas, além delas, há outros espaços promotores do exercício da educação. Por exemplo, os centros de estudo e explicações, que funcionam como um complemento às instituições oficiais (e obrigatórias) de ensino.

Muitos são os miúdos que, na atualidade, frequentam estes lugares. As razões podem ser infindáveis: ou porque os pais necessitam de um espaço onde os seus filhos possam estar enquanto trabalham; ou porque existem alunos que necessitam de facto de algum acompanhamento a nível académico. Seja qual for o motivo, estes estabelecimentos existem em várias cidades e, desta vez, foi à freguesia de Corroios que chegou mais um.

O Ginásio de Competências abriu em Santa Marta do Pinhal, em setembro. Conta, por isso, com cerca de três meses em funcionamento e encontra-se no bom caminho. Segundo os responsáveis, Joana Vaz Costa e Pedro Gonçalves, este foi um projeto nascido de um sonho que agora se torna, finalmente, real.

“Este é um lugar onde a educação é encarada de uma forma muito peculiar pela familiaridade. Dentro das nossas convicções, acreditamos que podemos ampliar a nossa casa e preparar hoje os jovens que serão o futuro, por isso, esta visão justifica o nosso lema ser ‘Conectados com o Futuro'”, começam por esclarecer os responsáveis à NiS.

Na prática, o Ginásio de Competências tem duas vertentes principais: a sala de estudo e as explicações individuais. Através deste acompanhamento, os miúdos são apoiados na realização dos trabalhos de casa; adquirem métodos de estudo; reveem os vários conteúdos curriculares; preparam-se para os testes e ainda saem deste centro com os trabalhos sempre corrigidos.

Como deve calcular, para ser possível fazer este acompanhamento, o espaço seixalense conta com uma equipa multidisciplinar, especializada em diferentes áreas e disciplinas. Além da parte escolar — possivelmente a de maior destaque — no Ginásio de Competências encontram-se profissionais ligados à terapia da fala, à gestão emocional, à psicologia, inclusive a educacional, à psicomotricidade e ainda ao acompanhamento alimentar na infância.

“Os nossos profissionais, através da atenção individualizada a cada estudante, têm como objetivo estimular e definir estratégias de acordo com as suas necessidades. Contamos com uma estrutura qualificada e humana onde o afeto é vivido numa autêntica reciprocidade, entre quem ensina e quem aprende”, garantem ainda Joana Vaz Costa e Pedro Gonçalves.

Quanto a valores, variam sempre de acordo com o nível de ensino dos estudantes. No entanto, segundo Joana, “o pais consideram e esperam que vá ao encontro do normal. Inclusive alguns afirmam que para o tipo de serviço que é não é caro”. Isto significa que os valores expressos em tabela rondam os habituais pedidos por este tipo de serviço no mercado. Já as terapias, uma vez que estão inseridas em contexto educativo, têm preços muito mais acessíveis em comparação com os praticados no mercado.

De seguida, carregue na galeria para conhecer o Ginásio das Competências.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Santiago Kastner
    2855-699 Corroios
PREÇO MÉDIO
Entre 50€ e 100€
AMBIENTE
negócios

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA