na cidade

Jornadas Europeias do Património celebram-se na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços

Tem uma visita guiada e uma sessão de voluntariado ambiental. Só tem de escolher se quer ir a apenas um ou aos dois.
Foto: Jorge Velez

O mês de setembro continua recheado de novidades no Seixal. Há novos restaurantes, lojas e muitas atividades para fazer ao ar livre. Após a Semana Europeia da Mobilidade ter tido atividades no concelho, há mais um evento europeu com propostas para fazer sem ter que deixar o seu concelho: as Jornadas Europeias de Património.

Este evento vai decorrer de 24 de setembro a 3 de outubro com o tema “Património de, por e para todos, porque o património é nosso”. A programação no Seixal vai ter lugar na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, um dos locais mais emblemáticos do concelho.

Na sexta-feira, das 14h30 às 16h30, há uma visita guiada à Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Nesta visita, que acontece todos os meses, vai poder ver um sistema original de energia a vapor, que ainda funciona. Além disso, há a possibilidade de assistir ao funcionamento da máquina a vapor, dos cabos teledinâmicos de transmissão de movimento e também ver as oficinas de produção de pólvora negra.

No dia seguinte, 25 de setembro, das 9h30 às 12 horas, há uma sessão de voluntariado ambiental neste equipamento municipal. Durante a manhã vai poder ajudar a controlar a flora invasora, de espécies como a acácia-de-espigas e o chorão-das-praias. A participação é gratuita, mas tem que se inscrever previamente (210 976 112 ou ecomuseu.se@nullcm-seixal.pt). 

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual da União Europeia que envolve mais de 50 países, com o objetivo de alertar os cidadãos para a importância do património. Há atividades planeadas para cidades como Leira, Viseu, Lisboa, Porto, Funchal, Mafra ou Coimbra. 

MAIS HISTÓRIAS DO SEIXAL

AGENDA